Secções
Entrar

Trump não crê em ataques infomáticos russos para ajudá-lo

11 de dezembro de 2016 às 16:13

"Eu penso que os democratas estão a impulsionar este assunto porque sofreram uma das maiores derrotas na história dos Estados Unidos", defendeu o presidente eleito

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que não "acredita" nas conclusões da CIA de que a Rússia realizou ataques informáticos para ajudá-lo a vencer as eleições Presidenciais norte-americanas de 8 de Novembro.

"Eu penso que é ridículo. É somente um pretexto. Eu não acredito", declarou o milionário do Partido Republicano ao canal de televisão Fox.

"Eu penso que os democratas estão a impulsionar este assunto porque sofreram uma das maiores derrotas na história dos Estados Unidos", disse Donald Trump, que venceu a candidata democrata Hillary Clinton nas eleições Presidenciais dos Estados Unidos a 08 de Novembro.

Donald Trump reagia às informações publicadas este fim de semana pelo jornalThe Washington Post, em que a Agência Central de Inteligência (CIA, em inglês) concluiu que a Rússia interveio no processo eleitoral americano com o propósito expresso de ajudar o candidato republicano.

"Se lerem esta informação, existe uma grande confusão, ninguém realmente sabe [o que aconteceu]. Poderia ser a Rússia, poderia ser a China, poderia ser alguém sentado numa cama em qualquer lugar", disse Donald Trump, acrescentando que "eles não sabem".

O Presidente eleito contradiz, assim, as agências de inteligência norte-americanas, incluindo a CIA e o FBI (Escritório Federal de Investigação), que concluíram em Outubro passado que foi a Rússia que lançou ataques informáticos contra o Partido Democrata.

Donald Trump disse que quando chegar ao poder haverá "pessoas diferentes" à frente dessas agências de inteligência e disse que tem "grande respeito" por aqueles que já trabalham lá.

Sobre a decisão do Presidente norte-americano, Barack Obama, de pedir uma revisão exaustiva dos ataques informáticos contra o processo eleitoral norte-americano, Donald Trump disse que é "uma boa ideia", mas que "não deve só se concentrar na Rússia, mas também em outros países e indivíduos".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela