Secções
Entrar

Tribunal de Sabrosa julga Pedro Dias por furto qualificado de jipe

07 de maio de 2018 às 13:21

O início deste julgamento acontece dois meses depois de Pedro Dias ter sido condenado, pelo Tribunal da Guarda, à pena máxima de 25 anos de prisão.

O Tribunal de Sabrosa começa a julgar, na quarta-feira, Pedro Dias pelo crime de furto qualificado de um jipe, numa quinta duriense, e com que alegadamente se deslocou da zona de Vila Real para Arouca.

1 de 3
Foto: Cofina Media/Lusa

O início deste julgamento acontece dois meses depois de Pedro Dias ter sido condenado, pelo Tribunal da Guarda, à pena máxima de 25 anos de prisão, em cúmulo jurídico, por vários crimes cometidos em Aguiar da Beira, entre os quais três homicídios consumados

O arguido encontra-se em prisão preventiva no estabelecimento prisional de alta segurança de Monsanto.

No processo que vai ser julgado no tribunal singular de Sabrosa, Pedro Dias é acusado pelo Ministério Público (MP) do crime de furto qualificado de um jipe da Quinta do Portal, em Celeirós, concelho de Sabrosa.

A pena máxima a que poderá ser condenado por este crime não é superior a cinco anos.

Segundo a acusação, o arguido terá forçado o cadeado e a corrente do portão da quinta e retirou o veículo, avaliado em 25.000 euros, que viria a ser descoberto na zona de Arouca, já depois da sua detenção.

O crime remonta a Outubro de 2016, numa altura em que o arguido era procurado na zona de Vila Real e Sabrosa, depois de terem ocorrido os homicídios em Aguiar da Beira e depois e ter sido avistado em Constantim por uma patrulha da GNR.

Após ter sido furtado da quinta de Sabrosa, o jipe foi visto algumas várias vezes na zona de Arouca e acabou por ser encontrado a 12 de novembro, no fim de um caminho florestal, em Cerdeiras, Moldes, por um cidadão que alertou a GNR.

A acusação diz que o jipe terá sido usado por Pedro Dias até à data da sua detenção, a 8 de Novembro. No seu interior, a PJ recolheu vários indícios do arguido.

Este inquérito foi extraído do processo julgado na Guarda.

A maioria das testemunhas, entre inspectores da PJ da Guarda e militares da GNR, vai prestar depoimento por videoconferência.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela