Secções
Entrar

Tragédia de Hillsborough não foi acidental, diz tribunal

26 de abril de 2016 às 15:35

A morte dos 96 adeptos do Liverpool, no dia 15 de Abril de 1989, constitui o mais grave acidente ocorrido em estádios britânicos

A morte de 96 adeptos do Liverpool no estádio Hillsborough, em 1989, não foi acidental, concluiu esta terça-feira o júri do tribunal inglês que analisou o caso, apontado erros no comportamento da polícia.

Após dois anos de exposição de provas e da mais longa investigação legal em Inglaterra, o júri do tribunal de Warrington concluiu que o comportamento dos adeptos do Liverpool não contribuiu para o incidente em Sheffield, durante um jogo das meias-final da Taça de Inglaterra de 1988/89.

Os jurados consideraram também que a polícia inglesa cometeu erros, tanto no planeamento da segurança como no dia do jogo. Tudo isso contribui para o incidente mais grave que alguma vez ocorreu nos estádios britânicos - e que além de 96 mortos causou também centenas de feridos.

Desde Março de 2014, data do início do julgamento em Warrington, a 25 quilómetros de Liverpool, os jurados ouviram mais de 800 testemunhos sobre os incidentes motivados pela sobrelotação do estádio do Sheffield Wednesday. O novo inquérito foi ordenado em 2012, após forte pressão por parte das famílias das vítimas, na sequência da anulação do veredicto inicial, que apontava para a morte acidental dos 96 adeptos, no dia 15 de Abril de 1989.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela