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Tänak lidera após carrossel de líderes no segundo dia

19 de maio de 2017 às 22:51

Este sábado, a partir das 09h08, os pilotos enfrentam seis especiais de classificação

O estónio Ott Tänak (Hyundai i20) terminou este sexta-feira na liderança o segundo dia do Rali de Portugal, sexta prova do Mundial, marcado por quatro mudanças de comandante e pelo abandono do campeão em título, Kris Meeke (Citroën C3).

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Rali de Portugal
Foto: LUSA
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Tänak, que ainda procura o primeiro triunfo em ralis do Mundial, destacou-se no primeiro troço de Ponte de Lima, durante a manhã, ainda na sombra do finlandês Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris), que viria a se despistar na segunda passagem pelo local, quando o estónio chegou ao topo.

Apesar do arranque fulgurante do vencedor do Rali de Portugal de 2015 e segundo do Mundial, o segundo dia, que começou com o francês Sébastien Ogier e o norueguês Mads Ostberg, ambos em Ford Fiesta, a repartirem o primeiro lugar, conheceu mais quatro comandantes e oito vencedores diferentes de especiais, sendo que apenas o neozelandês Hayden Paddon (Hyundai i20) repetiu o feito.

"Tentei fazer o meu melhor, foi complicado, mas estou muito contente com este dia e com a liderança, espero conseguir manter o andamento amanhã [no sábado]", afirmou Tänak, que detém 4,6 segundos de vantagem sobre o espanhol e seu companheiro de equipa Dani Sordo, segundo classificado, e cinco sobre o tetracampeão do mundo, terceiro classificado apesar de ter andado a "limpar a estrada".

O estónio foi o mais rápido na primeira especial de Ponte de Lima, registando o mesmo tempo dos Citroën C3 do irlandês Craig Breen e do norte-irlandês Kris Meeke, que viria a desistir na segunda passagem pelo troço.

O vencedor em Portugal no ano passado sofreu um furo e depois partiu a suspensão do seu C3, numa classificativa acidentada, com o despiste de Latvala, segundo do Mundial, e a paragem do carro de Paddon, que já tinha ocorrido na terceira especial do rali.

"Está tudo a acontecer ao mesmo tempo. O carro estava a responder bem. Este não é o resultado que pretendemos, mas estamos na direcção certa e temos de continuar optimistas", referiu Paddon, o primeiro líder do dia que acabou relegado para o 24.º posto, a 10.56 minutos do primeiro lugar.

Apesar de ter o seu Yaris danificado, Latvala acabou por não ser tão penalizado, estabelecendo-se no 13º lugar, a 4.46 minutos: "Claro que não é agradável, mas sabemos que o Toyota é rápido e que podemos lugar por vitórias".

Também o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), terceiro do Mundial e vencedor das últimas duas provas, lamentou o abrandamento em Ponte de Lima, responsabilizando Latvala pelos cerca de "20 segundos perdidos".

"Espero que o nosso tempo seja revisto, tenho quase a certeza que será", sublinhou Neuville, sexto colocado, a 22,6 segundos, fechando o lote de mais rápidos, todos muito próximos, entre os quais se incluem Breen, que reconheceu estar numa classificação inesperada, e o britânico Elfyn Evans (Ford Fiesta), notoriamente satisfeito pelo desempenho.

No sábado, a partir das 09h08, os pilotos enfrentam seis especiais de classificação, casos do renovado percurso de Vieira do Minho (22,47 km), o regressado de Cabeceiras de Basto (22,30 km), que estreia a parte final, e o tradicional troço de Amarante (37,55 km).

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