Secções
Entrar

Tajani é o novo presidente do Parlamento Europeu

17 de janeiro de 2017 às 20:07

O eurodeputado do Partido Popular Europeu obteve 351 votos contra 282 do "último adversário", o socialista Gianni Pittella

O italiano Antonio Tajani é o novo presidente do Parlamento Europeu, numa votação que só foi decidida à quarta ronda. O eurodeputado do Partido Popular Europeu obteve 351 votos contra 282 do "último adversário", o socialista Gianni Pittella.

Os dois italianos protagonizaram uma quarta volta inédita desde 1982. Após três rondas com seis nomes a disputarem o lugar do cessante socialista alemão Martin Schulz, os mais votados de todas as rondas prevaleceram, repetindo um quarto sufrágio só registado na escolha do socialista holandês Pieter Dankert, há 34 anos.

Desde 1979, data da primeira eleição directa para o cargo só houve outras duas ocasiões com necessidade de terceira volta: o conservador britânico Henry Plumb (1987) e o social-democrata irlandês Pat Cox (2002).

Tajani, 63 anos, foi porta-voz do antigo primeiro-ministro transalpino Silvio Berlusconi e comissário europeu de Durão Barroso com a pasta dos Transportes e também da Indústria e Empreendedorismo, integrando o Partido Popular Europeu (PPE), onde estão PSD e CDS-PP.

Gianni Pitella, 58 anos, lidera a Aliança Progressista de Socialistas e Democratas (S&D), o grupo da família política do PS. Com a manutenção no cargo do socialista Schulz por dois mandatos terminou o acordo tácito de rotatividade entre as duas maiores forças políticas europeias.


Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela