Secções
Entrar

Singapura celebra 50.º aniversário da independência

09 de agosto de 2015 às 11:37

A Cidade-estado assinala o seu jubileu como país independente com várias iniciativas, incluindo uma enorme parada militar e um espectáculo de fogo-de-artifício que também presta tributo ao fundador da Cidade-estado Lee Kuan Yew

Singapura assinala hoje o 50.º aniversário da independência, com uma série de iniciativas, incluindo uma enorme parada militar e um espectáculo de fogo-de-artifício que também presta tributo ao fundador da Cidade-estado Lee Kuan Yew.


Cerca de 250 mil pessoas assistem às celebrações – entre as maiores de sempre na história da Cidade-estado – que tiveram início pelas 18h (11h em Lisboa).

A parada, com cerca de 2.000 participantes, 50 aeronaves militares e 177 tanques, é um dos pontos altos do conjunto de celebrações do jubileu.


As comemorações tiveram início hoje com o soar das sirenes pelas 9h (2h em Lisboa) antes da transmissão pela televisão e rádios nacionais de uma gravação, datada de 2012, em que Lee Kuan Yew relê a original declaração da independência.

"Aos 50 anos, (...) olhamos para trás e maravilhamo-nos com o quão longe chegamos", afirmou o primeiro-ministro, Lee Hsien Loong, filho do fundador da Cidade-estado, numa mensagem transmitida pela televisão.

As celebrações também vão prestar tributo a Lee Kuan Yew, que morreu em 23 de março, aos 91 anos.


Lee Kuan Yew foi o primeiro chefe de Governo de Singapura, quando a Cidade-Estado se libertou do domínio britânico, permanecendo no cargo durante um excepcional longo período de tempo: até 1990.

Durante essas três décadas, Singapura experienciou um espectacular desenvolvimento económico, tornando-se num dos "tigres asiáticos".

Esse sucesso é amplamente atribuído a Lee Kuan Yew, personalidade influente não apenas na Cidade-Estado, mas na Ásia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela