Secções
Entrar

SICAD vai lançar concurso para gestão de sala de consumo vigiado fixa no Porto

Lusa 10 de agosto de 2023 às 18:31

A sala de consumo assistido do Porto começou a funcionar numa estrutura amovível a 24 de agosto de 2022.

O Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) vai lançar um concurso público para a gestão da sala de consumo vigiado fixa no Porto, cuja dotação ascende aos 460 mil euros.

Cofina Media

A portaria, publicada hoje em Diário da República, autoriza o SICAD a assumir um encargo até 460 mil euros na atribuição de financiamento público para Programas de Respostas Integradas, no eixo da Redução de Riscos e Minimização de Dados no território do Porto, nomeadamente, "no programa de consumo vigiado fixo".

Em resposta à agência Lusa, o gabinete de comunicação do SICAD esclareceu que esta portaria permite àquela entidade "abrir um procedimento de seleção de uma entidade para gerir a sala de consumo vigiado do Porto durante 24 meses".

O gabinete de comunicação adianta ainda que em breve serão publicadas orientações na sua página oficial da Internet sobre o concurso público.

Os encargos resultantes do contrato não podem exceder os 134.166 euros em 2023, os 230 mil euros em 2024 e os 95.833 euros em 2025, esclarece a portaria, publicada hoje em Diário da República.

Com a abertura deste concurso, o programa de consumo vigiado deixa de ser um projeto-piloto e passa a ser uma resposta continuada financiada pelo Ministério da Saúde, através do SICAD.

A sala de consumo assistido do Porto começou a funcionar numa estrutura amovível a 24 de agosto de 2022, cerca de dois anos depois da aprovação do Programa de Consumo Vigiado, resultante da cooperação entre o município, o SICAD, o Instituto de Segurança Social e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte).

O consórcio 'Um Porto Seguro', liderado pela Agência Piaget para o Desenvolvimento, é responsável pela gestão do espaço por um período de experimental de um ano.

Até março foram admitidos 1.665 utilizadores e realizados 38.148 consumos, mais de metade (58%) por via fumada.

O espaço foi usado mais do que uma vez por 72% dos consumidores que, segundo dados demográficos recolhidos pela equipa técnica, são maioritariamente homens (85%).

Com capacidade máxima para 15 utentes em simultâneo, a sala de consumo assistido do Porto, localizada no local conhecido como 'Viela dos Mortos', funciona das 10:00 às 20:00, sete dias por semana.

Caso a avaliação da fase experimental da sala de consumo seja favorável, seguir-se-á uma segunda fase, com duração de dois anos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela