Secções
Entrar

Seleção de judo conclui primeiro dia do GP Portugal com um ouro e dois bronzes

28 de janeiro de 2022 às 23:54

A fechar a participação portuguesa no primeiro dia do Grande Prémio de Portugal, Telma Monteiro assegurou também o bronze na categoria de -57 kg, após vencer por 'ippon' a francesa Martha Fawaz, quando estavam decorridos apenas 1.15 minutos de combate.

A seleção portuguesa concluiu esta sexta-feira com três medalhas, uma de ouro e duas de bronze, o primeiro dia do Grande Prémio de Portugal da Federação Internacional de Judo (IJF), que decorre até domingo, em Almada.

Catarina Costa foi a primeira judoca portuguesa a subir ao pódio, no Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada, para receber a medalha de ouro da categoria de -48 kg, seguindo-se Joana Diogo e Telma Monteiro, bronze em -52 kg e -57kg, respetivamente.

Quinta classificada nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, Catarina Costa assegurou em ouro a primeira medalha lusa, após bater a sul-coreana Hyekyeong Lee, por 'waza-ari', aos 37 segundos do período de 'golden score' na final da categoria de -48 kg.

A judoca da Académica de Coimbra, 12.ª classificada do ranking mundial e primeira cabeça de série, teve um dia perfeito, ao vencer todos os quatro combates.

Na fase de 'poule', derrotou a uzbeque Khalimajon Kurbonov e a italiana Asia Avanzato, ambas por 'ippon'. Nas meias-finais, superou a francesa Melanie Vieu, por 'waza-ari', antes de bater a sul-coreana na final.

Mais tarde, numa 'final de bronze' exclusivamente portuguesa, Joana Diogo venceu Maria Siderot e assegurou a presença no pódio da categoria de -52 kg.

A 67.ª classificada do ranking mundial 'vingou' a derrota na final do campeonato nacional de 2021 e garantiu um triunfo por 'waza-ari', quando estavam decorridos 1.07 minutos de prolongamento do combate, após o empate nos quatro minutos regulamentares.

Para chegar à disputa do bronze, Joana Diogo superou, na fase de 'poule', a kosovar Erza Muminoviq e a suíça Fabienne Kocher, mabas por 'waza-ari', mas perdeu pelo mesmo movimento, nas meias-finais, contra a kosovar Distria Krasniqui.

A fechar a participação portuguesa no primeiro dia do Grande Prémio de Portugal, Telma Monteiro assegurou também o bronze na categoria de -57 kg, após vencer por 'ippon' a francesa Martha Fawaz, quando estavam decorridos apenas 1.15 minutos de combate.

A judoca portuguesa mais medalhada de sempre foi 'relegada' para as finais de bronze, após perder com a holandesa Pleuni Cornelisse, nas meias-finais, e depois de vencer a sul-coreana Jaeryeong Kim na fase de 'poule'.

Por ser primeira favorita, a portuguesa, sexta classificada do ranking mundial de -57 kg, ficou isenta na primeira eliminatória da 'poule'.

Com 17 judocas portugueses em ação no primeiro dos três dias do Grande Prémio, o primeiro de sempre disputado em Portugal, os melhores resultados saíram das judocas femininas, enquanto nos masculinos foi Gonçalo Oliveira quem obteve melhores resultados.

O judoca, a competir em -66 kg, terminou em sétimo, depois de realizar quatro combates, com duas vitórias na zona de poule, uma derrota frente ao líder mundial, o sul-coreano Na Baul, já nas meias-finais, e novo desaire na repescagem.

Raquel Brito, Inês Ribeiro e Denisa Grecu, (-48 kg), Mariana Esteves e Maria Inês Rosário (-57 kg), Bruno Bento, Francisco Mendes, Rafael Chambel e Rodrigo Lopes (-60 kg), Bernardo Tralhão e Bruno Barros (-66 kg) perderam logo na estreia, enquanto Kainan Pires saiu derrotado, e lesionado, no segundo combate.

No sábado, competem Margarida Brás, Wilsa Gomes e Adriana Torres (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Thelmo Gomes (-73 kg), João Fernando, Manuel Rodrigues, Bruno Silva e Eduardo Silva (-81 kg), e no domingo Patrícia Sampaio e Carolina Paiva (-78 kg), Anri Egutidze e Miguel Rato (-90 kg), Jorge Fonseca, Diogo Brites, Ailton Cardoso e João Pires (-100 kg).

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela