Secções
Entrar

Rússia quer mandar nave à Lua em 2021

10 de janeiro de 2019 às 13:43

"Decidimos retomar o programa lunar. Enviaremos a primeira nave à Lusa em 2021", declarou Dmitri Rogozin.

A Rússia está a planear mandar uma nave à Lua em 2021, afirmou esta quinta-feira o responsável da agência espacial russa Rocosmos. "Decidimos retomar o programa lunar. Enviaremos a primeira nave à Lusa em 2021", declarou Dmitri Rogozin, numa entrevista ao canal Rússia 24, em que referiu que a agência russa continua a satisfazer pedidos da agência norte-americana, apesar de as relações entre as duas terem estado tensas.

Rogozin foi um dos russos alvo de sanções por parte da administração do ex-Presidente norte-americano Barack Obama por causa da intervenção russa na Ucrânia, o que levou a NASA a cancelar um convite para Rogozin ir aos Estados Unidos, como pediram alguns senadores norte-americanos.

Entre as missões contratadas pela Rocosmos com a NASA está a modificação a uma nave Soyuz para ir e vir à Lua para criar "um sistema de transporte de reserva".

Em 2020, termina o contrato entre as duas agências para transporte de astronautas norte-americanos em naves russas. Relativamente ao programa lunar russo, afirmou que o lançamento da nave orbital Luna-26 foi adiado até 2023 e que a missão para aterrar na Lua também ficou para 2024, adiamentos de um ano em ambos os casos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela