Secções
Entrar

Rússia cortou fornecimento de eletricidade à Finlândia

14 de maio de 2022 às 12:28

A empresa responsável pela venda de eletricidade russa à Finlândia anunciou que ia suspender o fornecimento à meia-noite, alegando falta de pagamento.

O fornecimento de eletricidade da Rússia à Finlândia terminou na noite passada, depois da suspensão ter sido anunciada na sexta-feira pelo exportador, disse hoje à agência France Press (AFP) um responsável do operador finlandês.

A empresa responsável pela venda de eletricidade russa à Finlândia, a RAO Nordic, anunciou na sexta-feira que ia suspender o fornecimento às 00:00, alegando falta de pagamento, numa altura em que a Finlândia anunciou a sua candidatura à NATO.

As exportações da Rússia para a Finlândia "estão a zero atualmente, desde a meia-noite [22:00 em Lisboa], como anunciado", disse à AFP Timo Kaukonen, responsável de operações da Fingrid, o operador do abastecimento elétrico finlandês.

Segundo a mesma fonte, o abastecimento está equilibrado graças a importações da Suécia.

A RAO Nordic Oy, com sede em Helsínquia, e que detém a empresa russa InterRAO, disse em comunicado na sexta-feira que não recebe pagamentos pela eletricidade fornecida à Finlândia desde 06 de maio, alegando a falta de meios financeiros para continuar a receber eletricidade importada da Rússia.

Principal importador de eletricidade da Rússia para os mercados nórdicos, a RAO Nordic opera na União Europeia desde 2002.

Na sequência do anúncio do corte de fornecimento de eletricidade, a operadora da rede elétrica finlandesa, a Fingrid, garantiu que pode prescindir das importações de energia da Rússia sem dificuldade, importando um pouco mais da Suécia e da Noruega.

A Finlândia importava até agora da Rússia cerca de 10% da sua eletricidade.

O corte de fornecimento ocorre num cenário de crescente tensão entre Moscovo e Helsínquia, que anunciou esta semana a intenção de aderir à NATO, uma decisão de imediato criticada pelo Kremlin, que ameaçou com retaliações.

Na quinta-feira, a Finlândia, que tem uma longa fronteira com a Rússia, anunciou o desejo de passar a integrar a NATO, devendo formalizar o pedido de adesão no domingo, que será anunciado em conferência de imprensa pelo presidente Sauli Niinistö e a primeira-ministra Sanna Marin.

O Kremlin já disse que a entrada da Finlândia na NATO constituiu uma ameaça e que será forçada a "tomar medidas recíprocas, tecno-militares e outras", para responder ao que considera ser uma "ameaça à segurança nacional".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela