Secções
Entrar

PSD/CDS-PP lidera com 47,46% dos votos com metade das freguesias apuradas

Lusa 24 de setembro de 2023 às 20:46

Há quatro anos, os sociais-democratas elegeram 21 deputados, perdendo pela primeira vez a maioria absoluta que detinham desde 1976.

A coligação formada por PSD e CDS-PP liderava as eleições legislativas regionais da Madeira de hoje, com 47,46% dos votos, quando estão apuradas 27 das 54 freguesias, segundo dados oficiais provisórios.

Paulo Novais/Lusa

De acordo com informação disponibilizada pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, à mesma hora, o PS era o segundo partido mais votado, com 18,58%.

A coligação PSD/CDS-PP já conseguiu eleger dois deputados: o cabeça de lista e atual presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e o número dois da lista e líder dos centristas, Rui Barreto.

O PS também já elegeu o seu cabeça de lista e líder da estrutura regional, Sérgio Gonçalves.

Cerca de hora e meia após o fecho das mesas de voto, o JPP é a terceira força política mais votada, com 14,80%, seguido pelo Chega, com 7,04%.

Depois, surgiam a CDU, com 1,82%, a IL, com 1,66%, o BE, com 1,59%, e o PAN, com 1,56%.

Há quatro anos, os sociais-democratas elegeram 21 deputados, perdendo pela primeira vez a maioria absoluta que detinham desde 1976, e formaram um governo de coligação com o CDS-PP (três deputados).

O PS alcançou 19 mandatos, o JPP três e a CDU um.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela