Secções
Entrar

PSD defende que só Ferro deve ser vacinado já

01 de fevereiro de 2021 às 18:56

O PSD pede a anulação da lista enviada ao primeiro-ministro com 50 deputados a vacinar, propondo em alternativa um consenso em torno de uma nova lista "minimalista".

O PSD pede a anulação da lista enviada ao primeiro-ministro com 50 deputados a vacinar, propondo em alternativa um consenso em torno de uma nova lista "minimalista", e defende que só Ferro Rodrigues deve ser já vacinado.

Estas posições sobre o processo de vacinação contra a covid-19 no parlamento constam de uma carta hoje enviada pelo líder parlamentar social-democrata, Adão Silva, ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, à qual à agência Lusa teve acesso.

"Em nome da transparência e do respeito que devemos a nós próprios e a todos os portugueses, deixo duas propostas de trabalho: Primeira, que a lista que, precipitadamente, foi enviada [na sexta-feira] para o senhor primeiro-ministro [António Costa], seja, de imediato anulada", escreveu Adão Silva.

Na sexta-feira, o presidente da Assembleia da República enviou ao primeiro-ministro uma carta com os nomes dos 50 deputados que deveriam integrar a lista de vacinação prioritária no parlamento, mas, no dia seguinte, no sábado, quase duas dezenas desses 50 deputados comunicaram que se recusavam a ser vacinados já esta semana.

Na carta que dirigiu a Ferro Rodrigues, o presidente do Grupo Parlamentar do PSD defendeu depois que, para a sua bancada, é evidente que "o presidente da Assembleia da República deve ser vacinado tão prontamente quanto possível".

Como segunda proposta de trabalho, Adão Silva adiantou a Ferro Rodrigues que a bancada social-democrata "fica desde já disponível para, em consenso com os outros grupos parlamentares e de forma ponderada, elaborar uma lista minimalista de deputados que possam vir a ser vacinados nos próximos tempos, sempre em respeito escrupuloso com a expressão de vontade de cada um".

Nesta mesma carta destinada a Ferro Rodrigues, o presidente do Grupo Parlamentar do PSD criticou também a forma como decorreu o processo que esteve na origem da elaboração de uma lista com 50 deputados a vacinar e que foi enviada ao primeiro-ministro.

"Embora sendo para nós desconhecida a listagem final de cargos e funções que constituiria a base para a lista nominativa de deputados, pelas 17.00 horas do dia 29 janeiro [quinta-feira], o Grupo Parlamentar do PSD informou o gabinete de vossa excelência que não estávamos em condições de enviar os nomes dos deputados que não aceitavam ser vacinados, neste momento. Apesar de tal impossibilidade, vossa excelência decidiu enviar a carta, incluindo nela nomes que, publicamente, já se sabia que não queriam ser vacinados, neste momento, e outros que, apenas durante a manhã do dia 30 [sábado], referiram a sua indisponibilidade", aponta Adão Silva.

Confrontado com esta situação, o presidente do Grupo Parlamentar do PSD disse ter enviado para o gabinete de Ferro Rodrigues, no sábado de manhã, uma lista "com os nomes que deviam ser excluídos".

"Vem vossa excelência [Ferro Rodrigues] dizer publicamente que tal facto o surpreendeu muito negativamente. Imagine como ficaram negativamente surpreendidos os deputados do Grupo Parlamentar do PSD que, não querendo agora ser vacinados, constavam naquela lista", contrapôs Adão Silva.

Na carta, o líder parlamentar do PSD foi ainda mais longe nas suas críticas à atuação do presidente da Assembleia da República.

"Imagine ainda como eu, presidente do Grupo Parlamentar [do PSD], fiquei negativamente surpreendido, tanto com o envio da referida lista, como com o teor de um sms que vossa excelência enviou ao deputado [social-democrata] Luís Marques Guedes, que este fez circular pelos deputados do PSD, no qual se referia, sem mais, que o Grupo Parlamentar do PSD não tinha mandado lista nenhuma. Sabe-se agora que também o Grupo Parlamentar do Partido Socialista discorda da lista enviada", acrescentou Adão Silva.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela