Secções
Entrar

Proibição da caça à raposa chumbada por PSD, PS, CDS-PP e PCP

04 de outubro de 2018 às 12:40

Os quatro projectos de lei do PAN, BE e PEV para a proibição da caça à raposa e ao saca-rabos foram hoje chumbados no parlamento.

Os quatro projectos de lei do PAN, BE e PEV para a proibição da caça à raposa e ao saca-rabos foram hoje chumbados no parlamento com votos contra do PSD, PS, CDS-PP e PCP.

O conjunto de iniciativas tinha também a sustentá-las uma petição pública com cerca de 20 mil assinaturas de cidadãos no sentido de acabar com a possibilidade daquela actividade autorizada em Portugal entre Outubro e Janeiro, inclusivamente com recurso a paus e com matilhas de até 50 cães.

O diploma apresentado pelo PEV, para excluir a raposa e o saca-rabos da lista de espécies cinegéticas, teve também votos favoráveis de BE e PAN e do deputado socialista Paulo Trigo Pereira, enquanto os seus colegas de bancada Pedro Delgado Alves e Luís Graça se abstiveram.

O projecto de lei do PAN, especificamente para impedir a caça à raposa "com recurso à paulada e a matilhas", obteve ainda votos a favor do BE e de Paulo Trigo Pereira e do democrata-cristão João Rebelo, tendo "Os Verdes" e quatro deputados do PS optado pela abstenção.

A outra iniciativa do PAN, a fim de excluir aqueles animais da lista de espécies cinegéticas, teve votos a favor também do BE e do PEV e a abstenção dos socialistas Pedro Delgado Alves, Paulo Trigo Pereira e Luís Graça.

O diploma do BE, igualmente para abolir a caça às raposas e saca-rabos e retirá-los da lista de animais de caça, foi acolhido por PEV e PAN e pelo socialista Paulo Trigo Pereira, enquanto Pedro Delgado Alves e Luís Graça se abstiveram.

Também com votos contra de PSD, PS, CDS-PP e PCP foram chumbados um projecto de lei e um projecto de resolução sobre cavalos e burros e outro gado similar, no sentido de melhorar o sistema de identificação da função daqueles animais e sua utilização em veículos de tração animal.

No primeiro, o BE votou ao lado do PAN, enquanto PEV e os deputados Paulo Trigo Pereira, Pedro Delgado Alves, Luís Graça e João Rebelo se abstiveram. No segundo, o BE, o PEV e os deputados Paulo Trigo Pereira, Pedro Delgado Alves, Luís Graça e João Rebelo (CDS-PP) votaram a favor.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela