Secções
Entrar

Primeiro reator nuclear desenvolvido pela China inicia operações no sudeste do país

30 de janeiro de 2021 às 12:24

O Hualong-1 (também conhecido como HPR1000) tem uma vida útil de cerca de 60 anos e cumpre as "normas de segurança mais rigorosas do mundo", indicou a agência.

O primeiro reator nuclear desenvolvido pela China, o Hualong-1, iniciou este sábado as operações comerciais na central de Fuqing, no sudeste do país, noticiou a Xinhua.

De acordo com a agência de notícias oficial chinesa, a unidade Fuqing 5 já está a produzir eletricidade para uso comercial, depois de concluídos os últimos testes, realizados ao longo de sete dias, o que "abrirá o caminho para a produção e exportação em massa".

A China National Nuclear Corporation (CNNC) disse que os componentes fundamentais do reator são produzidos no país.

O Hualong-1 (também conhecido como HPR1000) tem uma vida útil de cerca de 60 anos e cumpre as "normas de segurança mais rigorosas do mundo", indicou a agência.

Para o presidente da empresa estatal, Yu Jianfeng, "a China está na vanguarda da tecnologia de reatores nucleares de terceira geração no mundo, juntamente com países como os Estados Unidos, a França e a Rússia".

Fuqing 5 vai gerar dez mil milhões de quilowatts/hora (kWh) de eletricidade por ano, reduzindo as emissões anuais de dióxido de carbono em 8,2 milhões de toneladas.

A construção desta unidade começou em 2015, um ano depois de este tipo de reator ter sido aprovado pelas autoridades, e foi concluída em 2017. Outro reator, a futura unidade 6, será concluído este ano.

O reator foi ligado à rede em finais de novembro, um mês após ter sofrido uma paragem de emergência devido a um problema durante os testes aos sistemas de fecho de segurança dos tubos de vapor, sem que tenha ocorrido qualquer fuga de material radioativo, de acordo com as autoridades, que enviaram uma equipa de peritos à central para estudar o acidente.

Atualmente, existem seis reatores Hualong-1 em construção no estrangeiro, incluindo dois em Carachi, no Paquistão, um dos quais começou a carregar combustível em finais de novembro.

O reator chinês foi também oferecido à Argentina como parte do acordo para a construção da quarta e quinta centrais nucleares no país.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela