Secções
Entrar

Presidente da República entrega Ordem do Infante D. Henrique à Liga Portuguesa dos Bombeiros

08 de maio de 2022 às 13:54

"Vivam as bombeiras de Portugal. Vivam os bombeiros de Portugal. Viva o nosso querido, secular e eterno Portugal", concluiu Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou hoje, no Porto, a Liga Portuguesa dos Bombeiros com o distintivo da Ordem do Infante D. Henrique pelo "prestígio" e "abnegação" conhecidos e respeitados no estrangeiro.

"Hoje, porque sei do prestígio que tendes lá fora. A vossa abnegação é conhecida e é respeitada. Eu vi elogiá-la a chefes de Estado e chefes de Governo dos países mais diversos e de forma especial nos últimos anos, por causa dos fogos que nos atormentaram e da capacidade de apoiar no combate à pandemia. Vou hoje entregar, impor, o estandarte da Liga Portuguesa dos Bombeiros, a Ordem do Infante Dom Henrique", anunciou Marcelo Rebelo de Sousa, durante a cerimónia comemorativa do Dia do Bombeiro.

O Presidente da República explicou que o distintivo significa a "projeção de Portugal no mundo".

"Aqui, onde o Infante D. Henrique teve as suas raízes, aqui no Porto", disse.

"Dir-me-ão: 'É só uma condecoração. Nós precisamos tanto ou mais do que reconhecimentos e condecorações e medalhas, precisamos de meios, precisamos de apoios, precisamos de compreensão, precisamos de ajuda todos os dias´. É verdade", assumiu Marcelo Rebelo de Sousa.

Contudo, a condecoração significa que o Presidente da República Portuguesa "não se esquece de que é há décadas dirigente de uma associação humanitária de bombeiros, que não se esquece que como autarca testemunhou a coragem dos bombeiros numa metrópole urbana como num pequeno e pobre município rural".

"Muito obrigado. Muito obrigado por anos e anos e anos e dias e dias e dias ao serviço dos portugueses. Que nunca vos esqueçam, que gostariam muitos deles ter a vossa coragem e dedicação e o vosso sentido de serviço dos outros. Têm-no à sua maneira, mas não têm com o risco, com o altruísmo, com a abnegação que é a vossa. Vivam as bombeiras de Portugal. Vivam os bombeiros de Portugal. Viva o nosso querido, secular e eterno Portugal", concluiu.

Durante a cerimónia, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, anunciou que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) previa uma verba de 20 milhões de euros para aquisição de 81 veículos florestais, equipamentos de proteção individual e formação de 3.300 agentes de proteção civil até 2023.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela