Secções
Entrar

Presidente da República começa hoje a ouvir os partidos sobre a situação do país

Lusa 14 de julho de 2023 às 07:25

Marcelo quer "fazer o balanço da sessão legislativa" e ouvir os partidos "sobre a situação económica, social e política".

O Presidente da República vai começar hoje à tarde a ouvir os partidos com assento parlamentar sobre a situação económica, social e política do país e o balanço que fazem da sessão legislativa.

Marcelo Rebelo de Sousa irá receber os partidos no Palácio de Belém, em Lisboa, por ordem crescente de representação parlamentar, começando pelo Livre, às 14:30, e seguindo-se PAN, às 15:30, Bloco de Esquerda, às 16:30, e PCP, às 17:30.

As audiências prosseguirão na segunda-feira, com os restantes partidos representados na Assembleia da República: Iniciativa Liberal, às 17:00, Chega, às 18:00, PSD, às 19:00, e PS, às 20:00.

Em 25 de maio, durante uma visita à Feira do Livro de Lisboa, o chefe de Estado anunciou que iria ouvir os partidos com assento parlamentar em julho "para fazer o balanço da sessão legislativa" e para os ouvir "sobre a situação económica, social e política", audiências a que atribuiu um caráter habitual, observando que já não os ouvia "há meses".

O Presidente da República acrescentou que, "depois, perto do final de julho", iria reunir o Conselho de Estado "sobre a situação portuguesa".

Relativamente às audiências aos partidos, disse que a sua intenção era ouvi-los sobre "tudo o que é trabalho do parlamento e tudo o que é a análise da situação política".

Numa altura em que os trabalhos parlamentares "já estão no fim, e tudo aquilo que tem sido objeto de debate no parlamento -- leis, comissões de inquérito --, tudo isso já chegou ao fim", será possível fazer uma análise "com um distanciamento apreciável", considerou.

As audiências aos partidos vão começar precisamente no dia seguinte à discussão e votação na Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão da TAP do respetivo relatório e propostas de alteração apresentadas pelos partidos.

Quanto à reunião do Conselho de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa indicou que deveria acontecer depois do debate sobre o estado da nação na Assembleia da República, que está marcado para 20 de julho.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela