Secções
Entrar

Poeiras do Norte de África chegam a Portugal no sábado

Lusa 29 de novembro de 2024 às 18:59

A população deve evitar esforços prolongados, a atividade física ao ar livre, e a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje para uma situação de fraca qualidade do ar no sábado, no continente, devido a uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África que transportam poeiras em suspensão.

Pedro Catarino

Numa recomendação hoje divulgada, a DGS sublinha que está previsto para sábado que Portugal continental seja atravessado por essa massa de poeiras, o que poderá traduzir-se num "aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar afetando, nomeadamente, as regiões do Alentejo, Algarve e interior da Região Centro".

Este poluente tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível (crianças e idosos), cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações, alerta a DGS.

Enquanto este fenómeno se mantiver, a DGS recomenda à população que evite esforços prolongados, bem como, a atividade física ao ar livre e evite a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

A considerada população de risco (crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma, e doentes do foro cardiovascular), pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, a DGS sublinha que "deve, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas".

A DGS alerta que os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso e que a população, em geral, em caso de agravamento de sintomas devem contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

Para informação adicional sobre a qualidade do ar e os valores medidos nas estações de monitorização, pode ser consultada a página da internet da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ou a aplicação App QualAr.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela