Secções
Entrar

PCP condena decisões da UE

20 de maio de 2015 às 10:59

O Partido Comunista Português considera "militaristas" as decisões da União Europeia face ao tráfico de pessoas no Mediterrâneo

O PCP condenou, através de comunicado, as decisões tomadas pela União Europeia (UE) na segunda-feira resultantes do tráfico de pessoas através do Mediterrâneo, que classificou de "medidas militaristas".

"O PCP condena as medidas que, a pretexto do combate ao tráfico de migrantes, e hipocritamente tirando partido das recentes tragédias no Mediterrâneo, a UE anunciou ontem [segunda-feira]", escreve-se no texto distribuído esta terça-feira pelo gabinete de imprensa.

"A decisão de estabelecimento de uma força naval destacada para o alegado combate às redes mafiosas de imigração ilegal nas águas territoriais e costa da Líbia, constitui uma inaceitável ofensiva militarista violadora da soberania e integridade territorial da Líbia e do Direito Internacional que visa eternizar a ocupação militar, a ingerência e desestabilização dos países da bacia sul do Mediterrâneo, especialmente na Líbia", acusaram os comunistas.

Para o PCP, "as medidas como a que agora acaba de ser tomada não são solução para as tragédias no Mediterrâneo", contrapondo que "são, pelo contrário, uma intensificação da política militarista e intervencionista da União Europeia e da NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN na sigla em inglês] que esteve na origem do massivo êxodo de migrantes que fogem da guerra e do caos patrocinado e promovido pela UE, como o foi a agressão e desestabilização contra a Líbia".

A União Europeia aprovou na segunda-feira uma operação naval para combater o tráfico de migrantes no mediterrâneo, anunciou a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini. 

A informação foi avançada na rede social Twitter pela Alta Representante para a Política Externa e de Segurança, após a reunião dos ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, que se realizou hoje em Bruxelas.

A operação, acrescentou Mogherini já em conferência de imprensa, tem como objectivo "acabar com o modelo de negócio" de que vivem as máfias, que se aproveitam dos muitos milhares de pessoas que todos os anos procuram melhores condições de vida na Europa, arriscando mesmo atravessar o mar Mediterrâneo em barcos sem condições.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela