Secções
Entrar

ONU “profundamente preocupada” com restrições ao asilo nos EUA

16 de julho de 2019 às 10:38

Trump disse que iria acabar com todas as proteções de asilo para a maioria dos migrantes que chegam à fronteira entre os Estados Unidos e o México.

A agência de refugiados da ONU diz estar "profundamente preocupada" com as novas restrições norte-americanas ao asilo, salientando que colocará as famílias vulneráveis em risco.

Os comentários da agência de refugiados da ONU foram feitos na segunda-feira depois de o governo do presidente norte-americano, Donald Trump, ter dito que ia acabar com todas as proteções de asilo para a maioria dos migrantes que chegam à fronteira entre os Estados Unidos e o México.

A regra deve entrar em vigor nesta terça-feira e vai afetar muitos refugiados que fogem da violência e da pobreza na América Central.

De acordo com o plano, os migrantes que passarem por outro país – neste caso, o México – a caminho dos Estados Unidos não poderão receber asilo.

Segundo o ACNUR, a regra restringe excessivamente o direito de solicitar asilo e ameaça o direito de não ser enviado de volta a países onde as pessoas poderiam enfrentar perseguição.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela