Secções
Entrar

Oito detidos por burla de 1,5 milhões ao Estado

28 de novembro de 2016 às 15:36

Fonte da PJ disse à Lusa que a investigação decorre há um ano e meio e culminou hoje com a realização de cerca de 100 buscas, tanto no Continente como nas regiões autónomas

A Polícia Judiciária de Braga deteve hoje oito pessoas, entre as quais dois advogados, no âmbito de uma investigação a um processo de fraude, burla e corrupção que terá lesado o Estado em mais de 15 milhões de euros.

Fonte da PJ disse à Lusa que a investigação decorre há um ano e meio e culminou hoje com a realização de cerca de 100 buscas, tanto no Continente como nas regiões autónomas.

Foram detidas oito pessoas, entre as quais dois advogados e três técnicos oficiais de contas, tendo ainda sido constituídos outros arguidos.

A investigação, conduzida pela PJ e pela Autoridade Tributária de Braga, detetou prejuízos ao Estado avaliados em mais de 15 milhões de euros, entre IVA, IRS e Segurança Social.

Em causa estão crimes de associação criminosa, fraude fiscal qualificada, burla tributária à Segurança Social, burla qualificada, insolvência dolosa, corrupção e branqueamento de capitais.

Uma das buscas foi realizada no escritório do advogado Costa Salgado, antigo diretor da delegação de Braga do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social.

Em julho de 2011, Costa Salgado foi condenado a quatro anos de prisão pelo Tribunal de Braga, que deu como provado que o arguido se apoderou de 187 mil euros destinados ao pagamento de uma dívida ao Estado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela