Secções
Entrar

OCDE revê em baixa crescimento económico em Portugal para 2,2% este ano

Lusa 29 de novembro de 2023 às 11:51

Previsões são abaixo das divulgadas pelo Fundo Monetário Internacional, que prevê um crescimento da economia portuguesa de 2,3% este ano.

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) reviu em baixa as previsões para a economia nacional, apontando agora para um crescimento de 2,2% para este ano, de 1,2% para 2024 e de 2% para 2025.

Segundo o relatório de atualização das perspetivas económicas, hoje publicado, a organização reviu os valores, face aos apresentados em junho e nos quais apontava para um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português de 2,5% este ano e de 1,5% em 2024.

Estas previsões são abaixo das divulgadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que prevê um crescimento da economia portuguesa de 2,3% este ano e de 1,5% em 2024 e semelhantes às do Conselho das Finanças Públicas (CFP) de 2,2% para este ano.

"A baixa confiança das empresas e das famílias, o crescimento global modesto e a elevada incerteza estão a travar a atividade, embora o mercado de trabalho restritivo apoie o crescimento dos salários e o consumo privado e a implementação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) impulsione o investimento", destacou a OCDE, no relatório.

"Um reforço progressivo da procura externa apoiará as exportações em 2024-25", indicou.

A OCDE destacou ainda que "a dívida pública continuará a diminuir e descerá para menos de 100% do PIB em 2025", acrescentando que "uma despesa pública mais eficiente e um quadro orçamental reforçado contribuirão para fazer face às crescentes pressões sobre as despesas decorrentes do envelhecimento da população e das fortes necessidades de investimento".

Ainda assim, "apesar de uma diminuição constante, a dívida pública em relação ao PIB continua a ser elevada" alertou a OCDE, referindo que "é necessário um forte crescimento, despesas mais eficientes e um quadro orçamental reforçado" para "fazer face às crescentes pressões orçamentais decorrentes do envelhecimento da população e das necessidades de investimento". 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela