Secções
Entrar

Novo líder da UGT: Mário Mourão, o bancário que pretende aproximar a central sindical ao PS

24 de abril de 2022 às 15:22

Sindicalista quer dar mais relevo aos sindicatos que representam os trabalhadores do setor privado e prometeu que a regulação do teletrabalho será uma das suas bandeiras.

O bancário socialista Mário Mourão assumiu este domingo a liderança da UGT depois de um percurso politico-sindical de mais de 30 anos e com a intenção de aproximar a central sindical ao PS.

Depois de ter sido eleito, em novembro, secretário-geral da tendência sindical socialista (TSS), Mourão foi agora eleito, em congresso, secretário-geral da UGT para o próximo quadriénio, defendendo "o papel insubstituível" da central na luta contra os despedimentos e defesa dos direitos dos trabalhadores.

O novo secretário-geral da UGT defendeu, em entrevista à agência Lusa, um melhor relacionamento entre a tendência sindical socialista da central e o PS, considerando que "é tempo de se entenderem" e que é o líder certo para isso.

Outro dos desafios a que se propõe é dar mais relevo aos sindicatos que representam os trabalhadores do setor privado e prometeu que a regulação do teletrabalho será uma das suas bandeiras.

Para Mário Mourão, a UGT "é insubstituível na democracia e na sociedade portuguesas" e promete manter a sua principal caracteristica, que é privilegiar o diálogo, a negociação coletiva e a concertação.

Mário Mourão, 64 anos, é presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal (SBN), ex-Sindicato dos Bancários do Norte, desde 2005.

Iniciou a atividade bancária em 1976, ingressando nos quadros do Banco Espírito Santo, e em 1988 começou a dedicar-se ao sindicalismo. Era vice-presidente da UGT e membro do Secretariado Nacional da central sindical.

Foi deputado à Assembleia da República pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista, na X Legislatura, de outubro de 2009 a junho de 2011, integrando a comissão parlamentar de Defesa.

Foi coordenador da Federação Distrital do Porto do PS, mantendo-se atualmente na Comissão Política Nacional deste partido.

É membro da Associação de Auditores de Defesa Nacional e tem artigos publicados na Revista de Defesa Nacional, designadamente relativos a matérias sobre a cooperação com os países de expressão portuguesa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela