Secções
Entrar

Nova falha eléctrica na Venezuela deixa Caracas às escuras

30 de agosto de 2018 às 07:10

Falha ocorreu depois de, ao longo desta quarta-feira, terem ocorrido várias quebras de energia eléctrica, uma delas pouco antes do grande apagão.


Uma falha elétrica voltou esta quarta-feira a deixar a cidade de Caracas e os vizinhos estados de Miranda e Vargas às escuras, interrompendo as comunicações e obrigando o Metropolitano a paralisar por completo o serviço de transporte de passageiros.

1 de 3
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A falha, que em algumas zonas durou menos de uma hora, afetou o município Libertador, o principal de Caracas, urbanizações do centro da cidade como San Bernardino, Candelária e Las Palmas, mas também do leste, nomeadamente La Florida, La Campiña, La Castellana, Los Ruices, Boleíta, El Rosal, Las Mercedes, Los Palos Grandes, Dois Caminhos, La Unión e Altamira.

A falha aconteceu depois de, ao longo desta quarta-feira, terem ocorrido várias quebras de energia elétrica, uma delas, pouco antes do grande apagão, altura em que, segundo o comerciante Manuel Gonçalves, caiu de 120 para 33 volts.

"Estávamos atentos pelas oscilações e quando caiu para esse valor apagámos rapidamente os frigoríficos e os aparelhos elétricos, porque quando se avariam aqui ninguém paga a reparação", explicou.

O Metropolitano de Caracas suspendeu na totalidade as suas operações que, uma hora depois, segundo uma mensagem no Twitter, já estavam "operacionais em todas as suas linhas e estações". A falha de energia afetou também o Estado de Vargas (norte de Caracas), deixando temporariamente às escuras, segundo fontes não oficiais, o Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maquetía, o principal do país.

Em Vargas, através das redes sociais, os utilizadores queixaram-se de interrupções no serviço elétrico nas localidades de Cátia La Mar, Urimare, Carlos Soublette, Maiquetía, La Guaira e Naiguatá.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes os apagões no fornecimento de eletricidade, uma situação que o Governo venezuelano atribui a sabotagem e a oposição à falta de investimentos e de manutenção no setor. As falhas são mais frequentes no interior do país, onde a população queixa-se de passar até cinco dias às escuras. Nos últimos tempos, têm também afetado a cidade de Caracas e vários estados.

Recentemente, empregados da estatal Corpoelec manifestaram-se para exigir melhores salários e para denunciar falta de investimento no setor. Na imprensa venezuelana, alguns engenheiros têm advertido para a possibilidade de um grande apagão geral.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela