Secções
Entrar

Moscovo disposta a vender petróleo "em qualquer faixa de preços" a países amigos

13 de abril de 2022 às 11:10

"Estamos dispostos a vender petróleo e produtos petrolíferos a países amigos em qualquer faixa de preços", disse o ministro da Energia russo.

O ministro da Energia russo, Nikolai Shulguinov, disse que a Rússia está disposta a vender petróleo e os seus derivados a países amigos "em qualquer faixa de preços", numa entrevista publicada esta quarta-feira pelo jornalIzvestia.

"Estamos dispostos a vender petróleo e produtos petrolíferos a países amigos em qualquer faixa de preços", disse Shulguinov.

O ministro disse que, em princípio, é possível que o preço do petróleo se movimente na faixa dos 80-150 dólares por barril.

"Mas, a nossa tarefa não é adivinhar quanto custará o petróleo, mas assegurar o funcionamento do setor petrolífero", acrescentou.

Questionado sobre a saída de empresas estrangeiras das companhias petrolíferas russas após o início da "operação militar especial" na Ucrânia, o ministro da Energia respondeu que "se pode falar de momento de uma saída hipotética".

"Estamos a trabalhar com várias variantes, porque as empresas não estão apenas de saída, precisam de um comprador", disse.

Shulguinov acrescentou que algumas empresas estrangeiras declaram que não irão investir em novos projetos, mas que continuarão a participar nos projetos em curso.

"A nossa tarefa é acompanhar a situação e controlar a preservação dos postos de trabalho nas empresas", salientou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela