Secções
Entrar

Morreu antigo bastonário da Ordem dos Engenheiros

14 de setembro de 2017 às 16:41

Armando Lencastre foi também presidente honorário da Academia de Engenharia, tendo sido um dos maiores especialistas portugueses em hidráulica e recursos hídricos

O antigo bastonário da Ordem dos Engenheiros Armando Lencastre morreu hoje em Lisboa e o seu corpo estará a em câmara ardente, a partir das 19h, na na Igreja São João de Brito, Lisboa, informaram hoje os serviços da funerária Servilusa.

Na sexta-feira, pelas 14h terão início as exéquias fúnebres, com celebração de missa de corpo presente, seguindo o funeral para o Cemitério de Colares, em Sintra.

O professor Armando Lencastre foi ainda presidente honorário da Academia de Engenharia, tendo sido reconhecidamente um dos maiores especialistas portugueses em hidráulica e recursos hídricos.

Licenciou-se em Engenharia Civil (1950) pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (IST/UTL), onde foi presidente da Associação de Estudantes do IST/UTL (1949-1950). No IST/UTL exerceu docência de matemática e hidráulica (1949-1963);

Desenvolveu actividade profissional no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de 1950 a 1968 e em 1963 obteve o grau de investigador principal.

Foi ainda professor catedrático convidado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) e fundador e primeiro presidente da Academia de Engenharia.

Membro efectivo da Academia de Ciências de Lisboa, foi também autor de sete livros de referência para várias gerações de engenheiros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela