Secções

Mimicat vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção

Lusa 12 de março de 2023 às 10:06

Na votação do júri regional, houve um empate entre as canções de Mimicat e de Edmundo Inácio, mas na votação do público, os 12 pontos foram para a canção Ai Coração.

A cantora Mimicat, com a músicaAi Coração, venceu na noite de sábado oFestival da Cançãoe vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, previsto para maio em Liverpool, Reino Unido.

PEDRO PINA/ RTP/ LUSA

Mimicat é o nome artístico da cantora portuguesa Marisa Mena, de 38 anos, que se candidatou ao Festival da Canção, submetendoAi Coração. A cantora já tinha participado em 2001 numa das semifinais do festival, com o nome Izamena.

Mimicat vai representar Portugal no 67.º Festival Eurovisão da Canção, cuja final está marcada para 13 de maio em Liverpool, no Reino Unido. A final é antecedida por duas semifinais nos dias 9 e 11 de maio e Portugal está na primeira semifinal.

Na final do Festival da Canção, em Lisboa, competiram 13 canções.

Foram elasEncruzilhada(composta e interpretada por Churky),Nasci Maria(Cláudia Pascoal),Viver(SAL),Ai Coração(Mimicat),Contraste Mudo(You Can't Win Charlie Brown),Endless World(Neon Soho),Sapatos de Cimento(composta por Quim Albergaria e interpretada por Esse Povo),Povo(Ivandro),A festa(Edmundo Inácio),Goodnight(Bárbara Tinoco),Tormento(Voodoo Marmalade),Fim do mundo(Inês Apenas) eWorld needs therapy(Dapunksportif).

Na votação do júri regional, houve um empate entre as canções de Mimicat e de Edmundo Inácio, mas na votação do público, os 12 pontos foram para a cançãoAi Coração.

A final do Festival da Canção contou com atuações de Salvador Sobral, Maro, David Fonseca e dos Jesus Quisto, a banda que nasceu da série de ficçãoPôr do Sol, transmitida pela RTP.

Em 2022, Portugal participou na Eurovisão comSaudade, Saudade, composta e interpretada por Maro, tendo ficado em nono lugar.

A vitória da Eurovisão em 2022 coube à Ucrânia com a cançãoStefania, pelo grupo Kalush Orchestra.

A Ucrânia deveria ser este ano o país anfitrião do festival, mas por causa da invasão militar da Rússia no país, a organização decidiu que a cerimónia seria no Reino Unido, em Liverpool.

Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez em 1964 e venceu pela primeira e única vez em 2017, comAmar pelos dois, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral. Na sequência da vitória, Lisboa acolheu, no ano seguinte, o concurso.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela