Secções
Entrar

Matteo Renzi formaliza demissão do Governo de Itália

07 de dezembro de 2016 às 20:36

Matteo Renzi demitiu-se do cargo de primeiro-ministro, após a derrota em referendo de uma revisão constitucional que defendia e um adiamento da demissão para aprovação do Orçamento do Estado

Matteo Renzi demitiu-se esta quarta-feira do cargo de primeiro-ministro de Itália, após a derrota em referendo de uma revisão constitucional que defendia e um pequeno adiamento da demissão para o parlamento aprovar o Orçamento do Estado para 2017.


O anúncio da formalização da demissão foi feito esta quarta-feira à noite pelo secretário-geral da República italiana, Ugo Zampetti, numa breve comparência perante a imprensa. Com a intenção de formalizar a demissão, Renzi dirigiu-se na segunda-feira, um dia depois do referendo, ao palácio presidencial, para entregar o pedido ao chefe de Estado, Sergio Mattarella, mas este pediu-lhe que adiasse a decisão durante o tempo necessário para o parlamento aprovar a lei orçamental do próximo ano, o que aconteceu agora.


Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela