Secções
Entrar

Marcelo cancela viagem a Nova Iorque devido a "muito elevado risco de incêndios"

10 de julho de 2022 às 10:10

Anúncio surge depois do primeiro-ministro, António Costa, também ter anunciado o cancelamento da sua viagem oficial a Moçambique devido "às previsões meteorológicas que indicam um agravamento muito sério do risco de incêndio rural nos próximos dias".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cancelou este sábado a viagem a Nova Iorque, nos Estados Unidos, que deveria decorrer entre segunda e quinta-feira, "devido ao muito elevado risco de incêndios florestais".

"O Presidente da República cancelou a deslocação a Nova Iorque no início da próxima semana, onde deveria intervir numa reunião especial do Conselho Económico e Social da ONU", lê-se numa nota publicada na página da Internet da Presidência da República.

Segundo o comunicado, "o Presidente da República decidiu ficar em Portugal no início da semana, devido ao muito elevado risco de incêndios florestais".

Estava previsto que a viagem de Marcelo Rebelo de Sousa tivesse lugar entre segunda e quinta-feira, a convite do presidente do Conselho Económico e Social das Nações Unidas.

Este anúncio surge depois de o primeiro-ministro, António Costa, também ter anunciado o cancelamento da sua viagem oficial a Moçambique, prevista para segunda e terça-feira, devido "às previsões meteorológicas que indicam um agravamento muito sério do risco de incêndio rural nos próximos dias".

O Governo decidiu declarar a situação de contingência entre segunda e sexta-feira, permitindo que a Proteção Civil mobilize "todos os meios de que o país dispõe" para combater os incêndios, anunciou o ministro da Administração Interna.

"Os ministros da Administração Interna, Defesa Nacional, Ambiente e Alterações Climáticas, Agricultura e Alimentação e da Saúde decidiram avançar com a declaração da situação de contingência, que vigorará entre os dias 11 e 15 de julho [...]. Isto significa que temos condições de cariz preventivo para podermos ativar automaticamente e preventivamente todos os planos de emergência e proteção civil em todos os níveis territoriais", disse José Luís Carneiro.

Segundo o ministro, que falava numa conferência de imprensa na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, no concelho de Oeiras (Lisboa), após se reunir com os restantes governantes, por enquanto mantém-se a situação de alerta decretada pelo Governo na quinta-feira, uma vez que as previsões apontam que os piores dias serão segunda, terça e quarta-feira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela