Secções
Entrar

Marcelo ainda acredita ser possível cumprir défice

12 de agosto de 2016 às 15:00

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou contraditórios os dados sobre a economia portuguesa hoje divulgados, sublinhando que é necessário continuar o esforço de contenção orçamental

Marcelo Rebelo de Sousa vê como positivos os indicadores referentes ao emprego, à confiança e à cobrança de impostos, mas analisa como negativo o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Na leitura do Presidente, é preciso esperar para saber se "a economia está a mexer", mas há duas questões que considera serem claras: a importância de os fundos europeus irem para o terreno e a necessidade de continuar a contenção orçamental.

"Continuo a pensar que é possível o défice de 2,5% este ano", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas num comentário aos dados económicos hoje revelados.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a economia portuguesa cresceu 0,2% entre Abril e Junho face ao primeiro trimestre deste ano, taxa idêntica à dos dois trimestres anteriores, e avançou 0,8% em termos homólogos.

Em termos homólogos, a economia desacelerou, face ao crescimento de 0,9% no trimestre anterior.

Os valores hoje divulgados na estimativa rápida do INE ficam abaixo da estimativa média de analistas contactados pela Lusa, que previam um crescimento de 0,4% em cadeia e de 1% em termos homólogos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela