Secções
Entrar

Judoca da Geórgia expulso de Jogos Paralímpicos após agressão a segurança

20 de agosto de 2021 às 07:53

A Geórgia já esteve envolvida noutro incidente durante os Jogos Olímpicos Tóquio2020, que terminaram em 8 de agosto. E esta semana, um campeão olímpico de Atenas2004 foi preso por suspeita de assassinar três pessoas a tiro.

O judoca da Geórgia Zviad Gogotchuri, medalha de ouro nos Jogos Rio2016, na categoria de -90kg, foi expulso dos Paralímpicos Tóquio2020, após ter sido detido na capital japonesa, por alegadas agressões a um segurança, anunciou hoje o comité organizador.

De acordo com a agência Efe, o atleta de 34 anos, que deveria competir na categoria de -100kg, foi detido na segunda-feira, acusado de agredir um segurança sexagenário, em 12 de agosto.

Nesse dia, os seguranças do hotel de Tóquio onde Gogotchuri e outros atletas georgianos cumpriam quarentena, após um membro da delegação ter tido resultado positivo no teste à covid-19, intervieram no recinto, por causa do barulho que o judoca e outros companheiros de equipa faziam, enquanto consumiam álcool nos corredores do alojamento.

Gogotchuri terá atacado um dos guardas, fraturando-lhe uma costela.

O comité organizador dos Jogos anunciou que também sancionou um dos atletas que consumiu álcool no recinto do hotel, que não poderá treinar durante três dias.

A Geórgia já esteve envolvida noutro incidente durante os Jogos Olímpicos Tóquio2020, que terminaram em 8 de agosto.

Durante o evento, dois judocas georgianos, Vazha Margvelashvili e Lasha Shavdatuashvili (que conquistaram medalhas de prata em -66kg e -73kg, respetivamente), quebraram o protocolo de saúde estabelecido e deixaram a aldeia olímpica para fazer turismo na capital japonesa.

A modalidade na Geórgia está a viver um período negro. Esta semana, Zurab Zviadauri, medalha de ouro na categoria -90kg nos Jogos de Atenas2004, e primeiro campeão olímpico desde que a Geórgia se tornou um país independente, foi preso por suspeita de assassinar três pessoas a tiro.

Cerca de 4.400 atletas deverão participar nos Paralímpicos de Tóquio entre 24 de agosto e 5 de setembro.

O evento realiza-se à porta fechada, à semelhança do que aconteceu com os Jogos Olímpicos, devido a um número recorde de casos de covid-19 no Japão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela