Secções
Entrar

Joyciline Jepkosgei bate recorde mundial da meia maratona,

01 de abril de 2017 às 16:05

A correr pela quinta vez uma meia maratona, Jepkosgei, de 23 anos, "roubou" o melhor tempo de sempre a Peres Jepchirchir

A queniana Joyciline Jepkosgei bateu este sábado o recorde do mundo da meia maratona, ao completar a distância da corrida, 21,0975 quilómetros, em 1h04.52, em Praga.

O anterior recorde pertencia, desde 10 de Fevereiro, à também queniana Peres Jepchirchir, quando venceu a meia maratona de Ras Al-Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos.

A correr pela quinta vez uma meia maratona, Jepkosgei, de 23 anos, bateu outros dois recordes do mundo, o primeiro dos 10 quilómetros, com 30.05 minutos, retirando 16 segundos ao anterior registo, que pertencia à britânica Paula Radcliffe desde 2003.

Depois, aos 15 quilómetros, a queniana bateu mais um recorde, ao ser cronometrada em 45.37 minutos, menos 27 segundos que a marca alcançada em 2015 pela sua compatriota Florence Kiplagat (46:14).

"Foi uma surpresa. Não sabia que tinha batido o recorde. Só queria melhorar a minha marca", admitiu Jepkosgei, citada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

A corrida feminina foi praticamente monopolizada pelo Quénia, que colocou atletas nos cinco primeiros lugares.

Violah Jepchumba, vencedora da edição de 2016, terminou em segundo, com o tempo de 1h05.22, seguida de Fancy Chemutai, com 1h06.58.

A corrida masculina foi ganha pelo etíope Tamirat Tola, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Rio2016, com o tempo de 59.37 minutos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela