Secções
Entrar

Jovens iranianas receberam 99 chicotadas por dançarem

27 de maio de 2016 às 15:11

Cerca de 30 raparigas e rapazes que festejavam o fim de curso numa casa no Irão foram condenados e receberam de imediato 99 chicotadas cada um

Era uma festa de estudantes, onde havia álcool e música, que rapidamente se tornou num caso de justiça para a polícia iraniana.

"Mais de 30 raparigas e rapazes, que não se conheciam, e que dançavam numa festa de finalistas foram presos e punidos", declarou quinta-feira Esmail Sadeghi Niyaraki, procurador-geral da cidade de Qazvin, à agência noticiosa da autoridade judiciária Mizaonline.

Niyaraki disse que a festa teve lugar perto de Qazvin, no jardim de uma casa, sem precisar a data.

Após as detenções, um tribunal reuniu-se de urgência e condenou cada um dos jovens a receber 99 chicotadas que "foram dadas nesse mesmo dia" pelos membros da polícia de costumes, acrescentou.

"A detenção dos jovens que estavam seminus, consumiam álcool e comportavam-se de maneira indecente, choca a opinião pública", afirmou o procurador.

Niyaraki ficou contente e deu "graças a Deus" porque "em menos de 24 horas, os interrogatórios, a investigação, o processo, a sentença e a sua aplicação, foram fechadas".

Segundo o procurador, isto é "uma lição para os que tentem violar as regras" da República islâmica, onde é proibido aos homens e às mulheres dançarem em conjunto - principalmente se estas não estiverem a usar o véu islâmico - e consumirem álcool.

Desde a Revolução islâmica de 1979 que o véu islâmico é obrigatório no Irão para todas as mulheres.

O procurador-geral de Qazvin também referiu que os restaurantes e os quartos da cidade "que organizem festas mistas ou sirvam álcool - ou naqueles em que o álcool for encontrado - serão fechados".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela