Secções
Entrar

Incêndios e seca vão agravar inflação e aumentar gastos dos governos

26 de julho de 2022 às 19:00

O alerta foi dado pela Moody's, numa altura em que, de acordo com a Comissão Europeia, cerca de metade do território da União Europeia está em risco de seca.

A agência de notação financeira Moody's alertou esta terça-feira para o facto de os incêndios florestais e da seca contribuírem para o aumento da inflação e para os gastos dos governos, incluindo em Portugal.

"Nas últimas semanas, as temperaturas recorde e a seca na Europa levaram a incêndios florestais em França (Aa2 estável), Espanha (Baa1 estável), Portugal (Baa2 estável), Itália (Baa3 estável) e Grécia (Ba3 estável). A Península Ibérica foi a mais atingida, com cerca de 180.000 hectares de terras carbonizadas pelos incêndios florestais em Espanha e Portugal desde 16 julho", apontou, em comunicado, a Moody's.

Neste período, as autoridades francesas registaram 40.000 hectares de terras queimadas. Por sua vez, a seca está a levar à falta de água, sobretudo, no Sul da Europa e, de acordo com a Comissão Europeia, cerca de metade do território da União Europeia (UE) está em risco de seca. Destaca-se ainda Itália, que regista a pior seca dos últimos 70 anos.

Conforme apontou, no curto prazo, estas condições vão "enfraquecer a produção" e, consequentemente, "pressionar ainda mais os preços dos alimentos".

Soma-se uma crise energética, que foi desencadeada pela invasão da Ucrânia pela Rússia. "Os preços mais altos da energia e dos alimentos vão exercer uma maior pressão sobre a inflação e corroer os gastos discricionários, o que, por sua vez, irá desacelerar o crescimento económico", vincou.

Já os governos terão que lidar com gastos adicionais ligados à extinção dos incêndios e à replantação de árvores. Em 2021, os incêndios florestais custaram à Grécia 500 milhões de euros, ou seja, 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB) nominal, notou a Moody's. A UE anunciou que está a negociar a compra de mais aviões de combate aos incêndios e os governos poderão ter que estender as medidas de apoio aos territórios mais afetados.

O aumento das temperaturas pode também acarretar riscos para a saúde humana, sendo que Espanha e Portugal registaram, em 19 de julho, mais de 1.000 mortes relacionadas com o calor. No Sul da Europa, os incêndios florestais são uma das principais causas de poluição do ar.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela