Secções
Entrar

Hong Kong suspende acordo de extradição com França e Alemanha

12 de agosto de 2020 às 12:52

Medida foi anunciada poucos dias depois de os dois países europeus terem anunciado as mesmas medidas em protesto contra a supressão de liberdades.

As autoridades de Hong Kong anunciaram hoje a suspensão dos tratados de extradição com a França e a Alemanha, poucos dias depois de os dois países europeus terem anunciado as mesmas medidas em protesto contra a supressão de liberdades.

"Os dois países politizaram a cooperação em matéria jurídica, comprometendo, desta forma, a cooperação jurídica entre Hong Kong, Alemanha e a França", afirma o Governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong em comunicado.

No início de agosto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de França indicou que "face aos últimos desenvolvimentos" na ex-colónia britânica, Paris suspende o acordo de extradição assinado no dia 04 e maio de 2017 entre Paris e a região administrativa especial de Hong Kong, no sul da República Popular da China.

Poucos dias depois, a diplomacia alemã anunciou uma medida similar, referindo-se aos "acontecimentos" nomeadamente ao adiamento das eleições que estavam marcadas para setembro e que vão realizar-se em 2021.

Depois da França e da Alemanha, vários países em todo o mundo - Canadá, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia - anunciaram a mesma medida reagindo também à imposição em Hong Kong da lei de segurança nacional aprovada no dia 30 de junho pela Assembleia Nacional Popular em Pequim.

A nova legislação sanciona "atos de subversão, secessão, terrorismo e cumplicidade com forças estrangeiras".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela