Secções
Entrar

Governo suspendeu actualização das pensões por acidente de trabalho

16 de junho de 2015 às 17:09

A medida tem por objectivo impedir uma actualização negativa das reformas face aos valores apresentados pelos indicadores económicos

O diploma que suspende a actualização anual do valor das pensões por incapacidade permanente e por morte devido a acidente de trabalho foi esta terça-feira publicado em Diário da República, impedindo que estas pensões sejam cortadas este ano.

 

Em decreto-lei hoje publicado em Diário da República, o executivo "suspende o regime de actualização anual do valor das pensões por incapacidade permanente e por morte resultantes de acidente de trabalho", uma medida que vigora de 01 de Janeiro a 31 de Dezembro deste ano.

 

O objectivo é "impedir uma actualização negativa das pensões face aos valores muito baixos ou mesmo negativos apresentados pelos indicadores económicos que constituem os referenciais de actualização destas pensões", como é o caso da inflação, para "garantir que os pensionistas por acidente de trabalho não tenham em 2015 uma diminuição do valor nominal das suas pensões".

 

A actualização das pensões por acidentes de trabalho é feita da mesma maneira que é actualizado o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), ou seja, anualmente e tendo em conta o crescimento real da economia e a variação média dos últimos 12 meses do Índice de Preços no Consumidor (IPC) sem habitação disponível a 30 de Novembro do ano anterior.

 

No entanto, a actualização do IAS e de outras prestações atribuídas pela segurança social foi suspensa em 2010, o que levou à suspensão do regime de actualização das pensões por acidente de trabalho, existindo naquele ano um "regime transitório" para garantir que estas prestações não eram reduzidas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela