Secções
Entrar

Governo dá mais de 40 ME à Câmara do Porto

15 de julho de 2015 às 17:24

O valor será atribuído com o objectivo de dar início ao terminal intermodal de Campanhã e para resolver diferendos relacionados com o aeroporto

O Governo vai atribuir à Câmara do Porto mais de 40 milhões de euros para avançar com o terminal intermodal de Campanhã e resolver diferendos relacionados com o aeroporto, a STCP, a Metro e a Sociedade de Reabilitação.

 

O anúncio sobre o designado "Acordo do Porto" foi feito hoje nos Paços do Concelho pelo presidente da autarquia, Rui Moreira, numa sessão que contou com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

 

De acordo com Moreira, a Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) vai passar a ser detida em 100% pelo município sem perder o financiamento do Governo nos próximos cinco anos, o terminal intermodal de Campanhã avança no imediato a cargo da autarquia e esta, no total do acordo, é indemnizada devido aos terrenos do Aeroporto e da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP).

 

Ao mesmo tempo, a câmara dá por concluída uma divergência e uma dívida com o Metro do Porto devido às obras na avenida da Boavista.

 

Os processos relacionados com o aeroporto e a STCP eram alvo de contenciosos judiciais antigos entre a autarquia e o Estado. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela