Gasolina subiu 32,7 cêntimos e gasóleo 37,2 cêntimos nos primeiros três meses de 2022
Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas adianta que os preços médios de venda ao público praticados em Portugal, comparativamente com Espanha, são superiores para a gasolina 95 e para o gasóleo rodoviário.
O preço médio de venda ao público da gasolina e do gasóleo subiu, respetivamente, 32,7 cêntimos por litro e 37,2 cêntimos por litro no primeiro trimestre deste ano, em termos homólogos, adiantou a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro).
Num comunicado divulgado hoje, a associação indicou que "em relação ao trimestre anterior e ao trimestre homólogo, no 1º trimestre de 2022 o PMVP [preço médio de venda ao público] da gasolina 95 foi superior em 12,4 c/l [cêntimos/litro] (+7,3%) e em 32,7 c/l (+21,8%), o do gasóleo rodoviário em 17,6 c/l (+11,6%) e em 37,2 c/l (+28,1%), e o do GPL Auto em 3,1 c/l (+3,8%) e em 17,7 c/l (+26,3%)".
De acordo com a associação, "a subida do PMVP na gasolina 95 no 1.º trimestre de 2022 face ao trimestre anterior foi sobretudo devido à subida da cotação em 11,4 c/l", sendo que se verificou "uma descida do sobrecusto da incorporação de biocombustível em 1,0 c/l".
Por outro lado, "os custos de Armazenagem, Distribuição e Comercialização (ADC) mantiveram-se praticamente na mesma, registando um aumento de 0,3 c/l".
Paralelamente, "no gasóleo rodoviário a subida do PMVP também foi devido à subida das cotações em 16,3 c/l e do sobrecusto da incorporação de biocombustível em 0,5 c/l", tendo-se registado "uma diminuição nos custos de Armazenagem, Distribuição e Comercialização (ADC) em 1,8 c/l".
Por fim, no caso do GPL Auto, a subida do PMVP "deveu-se ao aumento da cotação em 3,8 c/l", sendo que houve "uma descida dos custos de Armazenagem, Distribuição e Comercialização (ADC) em 1,3 c/l".
De acordo com a Apetro, ao nível da carga fiscal, "o Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) manteve o seu valor no caso do GPL Auto e diminuiu, em média, 0,6 c/l na gasolina 95 e 0,7 c/l no gasóleo rodoviário ao longo do 1.º trimestre de 2022, consequência das medidas governamentais de reduções de ISP, de modo a minimizar o impacto do aumento das cotações internacionais nos preços de venda ao público dos combustíveis".
Já o IVA "subiu em consequência da subida dos PMVP", indicou a associação.
No mesmo comunicado, a Apetro referiu ainda que "os PMVP praticados em Portugal, comparativamente com Espanha, são superiores para a gasolina 95 (+20,77 c/l) e para o gasóleo rodoviário (+17,21 c/l) -- resultado de uma carga fiscal díspar entre estes dois países da Península Ibérica -- e inferiores em e para o GPL Auto (-3,01 c/l)".
Por outro lado, "comparando com a média da zona euro, os PMVP são inferiores na gasolina 95 (-0,65 c/l) e no gasóleo rodoviário (-2,31 c/l) e superiores no GPL Auto (+0,34 c/l), refletindo o facto de a carga fiscal em Portugal ser superior à média dos países da zona euro", rematou.
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