Secções
Entrar

Fundação Trump investigada pelo procurador-geral de Nova Iorque

14 de setembro de 2016 às 08:33

O procurador-geral do estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, anunciou hoje que abriu uma investigação à Fundação Donald J. Trump por causa de algumas transacções

O procurador-geral do estado de Nova Iorque, EUA, o democrata Eric Schneiderman, anunciou hoje que abriu uma investigação à Fundação Donald J. Trump por causa de algumas das suas transações.

"Preocupa-nos que a Fundação Trump tenha incorrido em alguma prática irregular", disse Schneiderman em entrevista à televisão CNN, afirmando agir "na qualidade de regulador das organizações com fins não-lucrativos do estado de Nova Iorque".

O procurador acrescentou que o objectivo da investigação é "garantir que ([a fundação] está a cumprir as leis que regem as organizações de beneficência em Nova Iorque".

O jornalThe Washington Postpublicou artigos nos últimos dias sobre transacções questionáveis levadas a cabo pela Fundação Trump, de Donald Trump, candidato do Partido Republicano nas eleições presidenciais dos EUA deste ano.

Por exemplo, segundo o jornal, o magnata adquiriu um retrato de si próprio pelo qual pagou mais de 17.000 euros com dinheiro da fundação destinado à caridade.

A fundação também fez uma doação ilegal de mais de 22.000 euros em 2013 - pela qual já pagou uma multa - à campanha da procuradora-geral da Flórida, Pam Bondi, quando o seu gabinete estudava a possibilidade de uma investigação por fraude contra a Universidade Trump, algo que acabou por não fazer.

Outras transacções foram referidas pelo próprio Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a sua campanha a favor da candidata do Partido Democrata à Casa Branca, Hillary Clinton.

Schneiderman tem outra investigação aberta contra o império Trump, relacionada com a Universidade Trump, por alegadas fraudes a 5.000 pessoas no valor de 35,5 milhões de euros.

Segundo publicou na semana passada a Yahoo News, a Fundação Trump doou o equivalente a 89.000 euros a uma organização (Citizens United), que interpôs um pedido contra Schneiderman em 2014, quando este já tinha aberto a investigação contra a Universidade Trump.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela