Secções
Entrar

Fundação da JMJ abre em outubro linha de apoio a projetos de e para jovens

Lusa 06 de agosto de 2025 às 13:22

O objetivo é que, anualmente, sejam abertas duas linhas de apoio com um investimento de 800 mil euros. A primeira edição, a lançar em 16 de outubro, tem um valor máximo de 360 mil euros, com um teto de 30 mil por projeto.

A fundação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023, realizada em Lisboa, vai abrir em 16 de outubro as candidaturas a uma primeira linha de apoio a projetos liderados por jovens ou a eles destinados.
Paulo Calado
Em conferência de imprensa, em Lisboa, a diretora executiva da Fundação Jornada, Marta Figueiredo, explicou que o objetivo é que, anualmente, sejam abertas duas linhas de apoio com um investimento global de 800 mil euros, tendo a primeira edição, a lançar em 16 de outubro, um valor máximo de 360 mil euros, com um teto de 30 mil por projeto. As iniciativas terão de ser lideradas por jovens ou destinadas a jovens entre os 15 e os 30 anos e abranger as áreas da educação, da formação, da espiritualidade, da saúde mental ou da cidadania. "Podemos estar a falar tanto de projetos que sejam programas de voluntariado para jovens, podem ser programas de formação, de liderança, focados também nos jovens, (...) programas ligados ao discernimento vocacional e tudo o que seja dotar os jovens com capacidade de tomar decisões sobre o seu futuro, iniciativas de empreendedorismo jovem (...)", exemplificou Marta Figueiredo. Os montantes sairão do "legado material" de 35 milhões de euros que resultou da JMJ de 2023 e que, para o presidente da fundação, é "um bem imenso". "O sonho da Fundação [Jornada] é que este bem, esta alavanca, possa impulsionar a geração do nosso tempo, a de 2023, mas possa continuar a impulsionar, a capacitar, jovens daqui a 10 anos, daqui a 20 anos, daqui a 30 anos. A Jornada Mundial da Juventude 2023 não tem de ficar encapsulada numa geração", afirmou o também bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, Alexandre Palma. O lançamento da Fundação Jornada, sucessora da Fundação JMJ, aconteceu hoje, dia em que se assinalam dois anos do encerramento da JMJ de 2023, a última na qual participou o Papa Francisco, que morreu em 21 de abril de 2025.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela