Secções

Filme de João Botelho vence prémio de cinema num festival em Itália

22 de novembro de 2021 às 09:01

Filme conta a história de um Portugal a preto e branco, quando em dezembro de 1935 Ricardo Reis (um dos heterónimos de Fernando Pessoa) regressa ao país, após 16 anos no Brasil.

O filme 'O Ano da Morte de Ricardo Reis', do realizador João Botelho, a partir da obra de José Saramago, venceu o prémio de melhor filme na competição internacional do Festival Efebo D'Oro, em Palermo (Itália).

"É comovente constatar que ainda se fala muito de cinema neste festival e que o Manoel de Oliveira também ganhou este prémio com o filme 'A Carta' [em 1999]. O meu filme é um tributo ao José Saramago e é uma honra para mim e para o cinema português ser reconhecido", afirmou o cineasta, citado numa nota enviada pela sua assessoria à Lusa sobre o festival que decorreu em Palermo esta semana.

https://youtu.be/JRmITqkIK0U


A película conta a história de um Portugal a preto e branco, quando em dezembro de 1935 Ricardo Reis (um dos heterónimos de Fernando Pessoa) regressa ao país, após 16 anos no Brasil, assistindo no ano seguinte à ascensão dos totalitarismos na Europa. Após uma visita à sepultura de Fernando Pessoa, o fantasma do poeta faz uma série de aparições no quarto de Ricardo Reis onde, durante meses, ambos refletem sobre a vida.

O júri do festival, liderado por Egle Palazzolo (presidente do Centro de Pesquisa de Ficção e Cinema), justificou a atribuição do prémio a João Botelho pela "clara força de inspiração" e por ter feito uma adaptação "com sabedoria e coragem" da obra de José Saramago.

'O Ano Da Morte De Ricardo Reis' conta com o ator brasileiro Chico Díaz no papel de Ricardo Reis e Luís Lima Barreto interpreta Fernando Pessoa. Do elenco fazem ainda parte Catarina Wallenstein, Rui Morisson, Victoria Guerra, Hugo Mestre Amaro e João Barbosa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela