Secções
Entrar

Filas para check-in e voos atrasados no aeroporto de Lisboa devido a falha da Microsoft

Lusa 19 de julho de 2024 às 15:32

Viajantes mantêm a esperança de umas férias sem percalços, apesar dos atrasos nos voos.

A falha tecnológica global que está a afetar companhias aéreas causou hoje algumas filas nos balcões de 'check-in' do aeroporto de Lisboa, mas os viajantes mantêm a esperança de umas férias sem percalços, apesar dos atrasos nos voos.

CMTV

Ao longo da manhã, o trânsito começou a acumular-se nos acessos ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com os viajantes a seguir os conselhos das companhias aéreas para se deslocarem para a Portela com antecedência, devido à falha global no sistema da Microsoft que está a afetar várias empresas, entre as quais companhias aéreas como a Ryanair e a Vueling.

Num aeroporto habitualmente muito frequentado, o cenário não diferia muito do normal, pelo menos até à zona da segurança, não fossem os avisos de voos atrasados nos ecrãs e algumas filas longas nos balcões do 'check-in'.

"Estão a dizer que todos os voos estão com atraso, mas não sabemos quanto tempo ainda", disse Jennifer à Lusa, na fila para o 'check-in' da Transavia, a tentar regressar a casa, "se conseguir", após umas férias em Portugal.

Já na fila para o balcão Vueling, Airton desconhecia que havia um problema informático a nível global que está a afetar as viagens aéreas.

"Tive um problema com o voo, eu estava a fazer o check-in no 'site' da Vueling e não dá", disse.

Com mais sorte parecia estar Alice, prestes a ir de férias para Ibiza, em Espanha, assim que conseguisse passar o obstáculo da fila para despachar as malas.

"Mantém-se o horário, já estivemos atentos aos painéis. Fizemos o 'check-in' ontem [quinta-feira], não íamos adivinhar esta situação, mas fizemos o 'check-in' 'online', esperemos que tudo corra bem", disse Alice.

No autocarro que faz a ligação entre os dois terminais do aeroporto, Rafael Pocai e a namorada liam atentamente as informações para pedidos de reembolsos, após terem ficado em terra devido a um problema de 'overbooking' (venda de mais bilhetes do que assentos no avião) num voo da Ryanair com destino a Milão, Itália.

"Eles disseram que estão sem sistema para emitir o 'voucher', então tenho de pedir o reembolso das despesas que vou ter", explicou.

De acordo com um esclarecimento enviado à Lusa, a Microsoft está a trabalhar para resolver os constrangimentos junto dos clientes, um relativo ao Azure e outro relacionado com o CrowdStrike, que estão a afetar empresas e companhias aéreas e de telecomunicações em todo o mundo.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto