Secções

Festival Iminente leva arte e música ao Panorâmico de Monsanto a partir de hoje

21 de setembro de 2018 às 11:54

O Panorâmico de Monsanto será uma galeria de arte e sala de concertos, no âmbito do festival Iminente, que se realiza pela primeira vez em Lisboa.

O Panorâmico de Monsanto será entre hoje e domingo uma galeria de arte e sala de concertos, no âmbito do festival Iminente, que se realiza pela primeira vez em Lisboa.

O Iminente, que se realizou a primeira vez em 2016, em Oeiras, e já passou também por Londres, "tenta reunir todas as subculturas urbanas num festival, num ambiente de comunhão, de várias vertentes, e mostrar o que está iminente, o que está a borbulhar", de acordo com Alexandre Farto (Vhils), um dos mentores da iniciativa.

Para os dois palcos -- o principal no exterior e um mais pequeno na cave -- está planeado um cartaz que inclui pela primeira vez artistas estrangeiros.

Hoje actuam, entre outros, os portugueses Conan Osiris, Bateu Matou, Pappillon, Shaka Lion, Octa Push, a dupla peruana Dengue Dengue Dengue, o angolano Bonga e o sírio Omar Souleyman.

Para sábado estão marcados concertos dos norte-americanos Maseo (dos De La Soul), Kool G Rap, Havoc (metade dos Mobb Deep), dos portugueses Norberto Lobo, Nídia, Keso, Fumaxa, Valete e do luso cabo-verdiano Loreta, entre outros.

No domingo actuam, entre outros, os portugueses Marta Ren & the Groovelvets, Carlão, Gisela João, Sequin e Fogo Fogo.

No festival, porém, haverá outros palcos. O fundo da escadaria em caracol, no interior do edifício, irá acolher, no domingo, uma performance do artista sonoro e violoncelista Ricardo Jacinto. O mesmo espaço irá acolher, durante o festival, actuações de duas 'crews' [grupos] de 'breakdance' e a peça XJS DJ CAR do português João Louro, criada em 2002 -- um carro estacionado na cave --, e está preparada para acolher actuações de DJ.

Além disso, haverá outros "momentos especiais de performance e dança" e "algumas surpresas que não foram comunicadas".

Durante os três dias, estarão em todo recinto obras de vários artistas.

Além de João Louro, o cartaz de actos artísticos desta edição inclui os portugueses Vhils, Pedro Gramaxo, Wasted Rita, Sónia Balacó, Miguel Januário (com o projeto ±maismenos±), Boris Chimp 504, Error 43, FAHR 021.3 e os elementos da VSP Crew (que se juntam no Iminente, 13 anos depois da Visual Street Performance, evento que decorreu em Lisboa, em 2005, e juntou Hium, Klit, Ram, Mar, Time, Vhils e Hibashira), o luso-angolano Francisco Vidal e a dupla espanhola Pichiavo.

Nos três dias, as portas abrem às 15:00. Hoje e no sábado, há actividades até às 02:00 e, no domingo, até às 22:00.

Desta vez, a organização decidiu "abrir o espaço a outros projectos", tendo para isso sido criado uma zona onde novos criadores e uma galeria do Porto, a Circus, irão dar a conhecer o seu trabalho. Uma espécie de feira "ligada ao skate, ao 'graffiti' e a subculturas".

Nesta edição haverá também um programa de debates, com curadoria do investigador em Estudos Urbanos António Brito Guterres, "numa exploração de temas que visam fomentar a integração, igualdade e conhecimento".

Tal como em edições anteriores, haverá uma zona de restauração e uma loja da Underdogs, plataforma responsável pela curadoria da parte artística do festival, com uma selecção de livros, edições artísticas e outros produtos.

A organização tentou que o festival "respeitasse todo o espaço e também o parque, um sítio muito especial" da cidade e, por isso, apela a que o público deixe o carro em casa e opte por usar os transportes públicos.

Durante o festival haverá 'shuttles' da Carris, gratuitos para quem tiver bilhete, e um parque de estacionamento para bicicletas dentro do recinto. Os horários dos 'shuttles', que partem do Polo Universitário da Ajuda e de Sete Rios, podem ser consultados no 'site' do festival.

No recinto não há caixas multibanco. A organização refere que nos bares será possível pagar-se com multibanco, mas tal não é garantido nas lojas e na zona de restauração.

A lotação é limitada a 4.500 bilhetes por dia, e os de hoje e de sábado estão esgotados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela