Secções
Entrar

Festival AmadoraBD arranca hoje e é dedicado ao tema da "Humanidade"

Lusa 17 de outubro de 2024 às 07:48

Exposições "exaltam os valores da democracia, liberdade, justiça e igualdade", também relacionados com os 50 anos da 'Revolução dos Cravos'".

O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora começa hoje com 15 exposições e celebrações, como os 50 anos do 25 de Abril de 1974 e os 60 anos da personagem Mafalda, de Quino.

Amadora BD Sábado

O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora chega à 35.ª edição novamente centrado no antigo Ski Skate Amadora Park, agora designado Parque da Liberdade, onde estará a maioria das exposições, feira do livro e espaço para os autores.

Este ano, o AmadoraBD é dedicado ao tema "Humanidade", com exposições "que exaltam os valores da democracia, liberdade, justiça e igualdade", também relacionados com os 50 anos da 'Revolução dos Cravos'".

Entre as exposições conta-se a que é dedicada ao álbum "Elviro", que valeu ao desenhador Paulo J. Mendes o prémio de melhor obra de autor português no AmadoraBD de 2023, e outra que passa em retrospetiva o trabalho do autor brasileiro Marcelo D'Salete, que vai estar em Portugal.

O AmadoraBD abre ainda as portas ao mundo da Mafalda, criada pelo autor argentino Quino e publicada pela primeira vez em 1964, expõe cartoons e desenhos humorísticos publicados ao longo de 80 anos do jornal desportivo A Bola e acolherá mostras individuais dedicadas aos cartoonistas Nuno Saraiva e Cristina Sampaio, na galeria Artur Bual.

Além de Marcelo D'Salete, pelo AmadoraBD vão passar, entre outros, a autora holandesa Aimée de Jongh, autora de "Dias de Areia" e de uma adaptação de "O deus das moscas", e a sul-coreana Keum Suk Gendry-Kim, de quem no último ano foram publicadas em Portugal quatro novelas gráficas, de pendor biográfico e histórico, nomeadamente "A espera" e "Erva".

No âmbito do festival serão ainda anunciados os Prémios de Banda Desenhada da Amadora, no domingo, dia 20, e estão marcados vários lançamentos editoriais, como "Fernando Pessoa - O menino que sonhava", de André Morgado e Tainán Rocha, e "O Punhal", de Nuno Duarte, desenhado por João Lemos, Osvaldo Medina, Rita Alfaiate e André Caetano.

O festival AmadoraBD é uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto