Secções
Entrar

EUA e Rússia chegam a acordo para cessar-fogo na Síria

10 de setembro de 2016 às 09:47

Operações de combate deverão ser suspensas a partir de segunda-feira. Guerra já matou mais de 290 mil pessoas

Os Estados Unidos e a Rússia chegaram na sexta-feira a um acordo para um cessar-fogo na Síria, que deverá começar na segunda-feira e que prevê a suspensão de todas as operações de combate, incluindo os bombardeamentos aéreos.

Segundo o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, depois de um período de sete dias de respeito da trégua, ambos os países vão realizar ataques coordenados contra posições dos grupos extremistas Al Nusra e Estado Islâmico.

John Kerry falava em conferência de imprensa, em Genebra, depois de uma maratona de negociações, ao lado do seu homólogo russo, Serguei Lavrov.

O início da trégua vai coincidir com o Eid al-Adha, principal festa muçulmana.

O conflito na Síria, que teve início em 2011, provocou a morte a mais de 290 mil pessoas e milhares de refugiados.

"Hoje, os Estados Unidos e a Rússia anunciam um plano que, esperamos, venha a reduzir a violência, o sofrimento e facilite o caminho em direcção à paz negociada e a uma transição política na Síria", afirmou John Kerry.

O chefe da diplomacia norte-americana afirmou também que os Estados Unidos acreditam que a Rússia tem a capacidade para pressionar o Presidente sírio, Bashar al-Assad, para a acabar com o conflito e sentar-se à mesa das negociações.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela