Secções
Entrar

EUA acusam piratas informáticos russos de roubarem dados sobre defesa e inteligência

16 de fevereiro de 2022 às 20:50

A informação foi avançada num aviso conjunto do FBI, da Agência de Segurança Nacional e da Agência de Cibersegurança e Segurança das Infraestruturas.

Várias agências de segurança norte-americanas acusaram hoje piratas informáticos patrocinados pela Rússia de roubarem informações "sensíveis" sobre programas do Departamento de Defesa e serviços de inteligência dos Estados Unidos, através de ataques "regulares" a empresas parceiras.

A informação foi avançada num aviso conjunto do FBI, da Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês) e da Agência de Cibersegurança e Segurança das Infraestruturas (CISA, em inglês).

No comunicado, as agências referem que, entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2022, foram detetados ataques informáticos "regulares" a empresas contratadas pela Defesa dos Estados Unidos, por parte de piratas informáticos ('hackers') apoiados por Moscovo.

Estas empresas apoiam o Departamento de Defesa e serviços de inteligência norte-americanos em áreas como sistemas de combate, comando, controlo e comunicações, além de vigilância e reconhecimento.

Também oferecem suporte no desenvolvimento de armas, mísseis e 'software', bem como no desenho de veículos e aeronaves ou na análise de dados, entre outros.

As agências destacaram que estas "intrusões contínuas" permitiram aos 'hackers' recolherem informações "sensíveis" e não classificadas, bem como tecnologia patenteada por estas empresas e que é exportada de forma controlada.

"As informações adquiridas fornecem uma visão significativa dos dados sobre o desenvolvimento da plataforma de armas e cronogramas de implantação, especificações de veículos e planos de tecnologia da informação e infraestrutura de comunicações", alertam no comunicado.

As agências norte-americanas referem também que, com a obtenção de documentos internos sobre as patentes destas empresas e as suas comunicações por 'email', os "adversários" podem adaptar os seus planos e prioridades militares, acelerar o desenvolvimento de tecnologias e informar políticos estrangeiros sobre as intenções dos EUA.

O aviso insta também as empresas contratadas a aplicarem uma série de medidas para evitarem este tipo de roubos, pois caso não o façam previsivelmente os 'hackers' continuarão a realizar este tipo de ataques.

O alerta das agências de segurança norte-americanas surge num momento de tensão entre Washington e Moscovo, depois de a Rússia ter acumulado mais de 100 mil tropas na fronteira com a Ucrânia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela