Secções
Entrar

Estudante libertado pela Coreia do Norte chega aos EUA

14 de junho de 2017 às 08:29

Pais afirmam que jovem está em coma há mais de um ano, depois de ter contraído botulismo


O estudante norte-americano Otto Warmbier, libertado pela Coreia do Norte depois de ser condenado, no ano passado, a 15 anos de trabalhos forçados por ter roubado um cartaz num hotel, chegou na terça-feira ao estado do Ohio.

1 de 6
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

O avião que transportava Otto Warmbier chegou pelas 22:20 de terça-feira (03:20 de hoje em Lisboa) a um aeroporto em Cincinnati, de onde foi levado para o hospital. Segundo os pais, o jovem de 22 anos está em coma há mais de um ano, depois de ter contraído botulismo.

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, disse ainda que está a trabalhar para a libertação de outros três cidadãos norte-americanos detidos na Coreia do Norte.

Otto Warmbier foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados pelo Supremo Tribunal norte-coreano em Março do ano passado, depois de ter admitido ter roubado um cartaz decorado com uma palavra de ordem de cariz político num hotel em Pyongyang, onde estava hospedado, no âmbito de uma digressão em Janeiro de 2016.

O jovem foi acusado de "actividades hostis" e conspiração contra a unidade da Coreia do Norte.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela