Secções
Entrar

Espanha quer ter o mesmo fuso horário de Portugal

13 de dezembro de 2016 às 12:17

Governo espanhol lançou o debate sobre o fim do dia normal de trabalho às 18 horas, tanto no sector privado como no público

O Governo espanhol lançou o debate sobre o fim do dia normal de trabalho às 18 horas, o que também inclui o projecto de alteração do fuso horário, que assim ficaria igual à hora portuguesa.

A ministra do Emprego e da Segurança Social do país vizinho, Fátima Bañez, propôs na segunda-feira no Congresso dos Deputados (parlamento) espanhol um grande pacto político e social para que a jornada de trabalho laboral termine às 18 horas.

Fátima Bánez sublinhou que que esse objectivo "não é uma utopia" mas sim uma proposta "valente" que deveria contar com o apoio da maioria da sociedade espanhola.

A responsável governamental pediu o empenho das grandes empresas para que seja dado "o primeiro passo" e explicou que a racionalização da jornada de trabalho é mais fácil de ser feita nas empresas de média e grande dimensão.

"Alguém tem de dar sempre o primeiro passo e por isso peço o compromisso das empresas maiores e das associações empresariais e dos sindicatos", afirmou Fátima Bañez.

A ministra recordou que a proposta de mudar o fuso horário e finalizar a jornada laboral às 18 horas faz parte do programa do Partido Popular (direita) no poder apresentado antes das eleições de 26 de Junho último e assegurou que a iniciativa também se dirigia ao sector público.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela