Secções
Entrar

Espanha apresenta candidatura de Luis de Guindos ao BCE

07 de fevereiro de 2018 às 10:14

Ministro da Economia espanhol quer ser vice-presidente da instituição. O mandato de Vítor Constâncio termina a 31 de Maio.

O Governo espanhol decidiu apresentar a candidatura de Luis de Guindos, ministro da Economia, ao lugar de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), actualmente ocupado pelo português Vítor Constâncio.

1 de 5
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

Segundo a imprensa espanhola, o embaixador da representação permanente de Espanha junto da União Europeia (Reper) enviou uma carta com a candidatura de Guindos ao presidente do Eurogrupo, Mário Centeno.

O prazo para os países da zona euro apresentarem candidatos ao cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu termina hoje, sendo que Espanha e Irlanda já tinham anunciado que iriam entrar na corrida.

O novo vice-presidente vai substituir o português Vítor Constâncio no comité executivo do BCE, cujo mandato termina em 31 de Maio.

O primeiro-ministro, António Costa, reiterou na terça-feira o apoio a uma candidatura de Luis de Guindos, no decorrer de uma reunião em Madrid com o homólogo espanhol.

"Nós, relativamente a Luis de Guindos, manifestámos também o nosso apoio ao Governo espanhol, se vier a apresentar [a candidatura] a um lugar que tem sido ocupado até agora por um português, que é o doutor Vítor Constâncio", disse António Costa na sequência do almoço de trabalho que teve com Mariano Rajoy.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela