Secções

Escritor Javier Marías morre aos 70 anos

Lusa 11 de setembro de 2022 às 17:24

Autor sofria de uma doença pulmonar prolongada e acabou por morrer num hospital em Madrid.

O escritor Javier Marías morreu este domingo, aos 70 anos, num hospital em Madrid, após o agravamento da doença pulmonar de que sofria.

Redes Sociais / Twitter

Autor de quinze romances, entre os quais os premiadosO homem sentimental,Todas as almasouCoração tão branco, é um dos mais celebrados escritores de língua espanhola.

Marías escreveu ainda romances comoAmanhã na batalha pensa em mimeBerta Isla, que foi premiado em Portugal, estando a sua obra largamente traduzida para português, onde era atualmente publicado pela Alfaguara Portugal (chancela da Penguin Random House).

Filho do filósofo Julián Marías, o autor madrileno publicou o seu primeiro romanceOs domínios do loboem 1971. O seu último livro,Tomás Nevison, foi publicado em março.

Em dezembro de 2021, o escritor espanhol foi eleito membro internacional da Royal Society of Literature, instituição de solidariedade do Reino Unido, que se dedica à promoção da literatura.

Em 15 de agosto, a editora Alfaguara tinha confirmado à agência espanhola EFE que o escritor sofria de uma doença pulmonar, da qual se encontrava a recuperar.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela