Escritor Javier Marías morre aos 70 anos
Autor sofria de uma doença pulmonar prolongada e acabou por morrer num hospital em Madrid.
O escritor Javier Marías morreu este domingo, aos 70 anos, num hospital em Madrid, após o agravamento da doença pulmonar de que sofria.
Autor de quinze romances, entre os quais os premiadosO homem sentimental,Todas as almasouCoração tão branco, é um dos mais celebrados escritores de língua espanhola.
Marías escreveu ainda romances comoAmanhã na batalha pensa em mimeBerta Isla, que foi premiado em Portugal, estando a sua obra largamente traduzida para português, onde era atualmente publicado pela Alfaguara Portugal (chancela da Penguin Random House).
Filho do filósofo Julián Marías, o autor madrileno publicou o seu primeiro romanceOs domínios do loboem 1971. O seu último livro,Tomás Nevison, foi publicado em março.
Em dezembro de 2021, o escritor espanhol foi eleito membro internacional da Royal Society of Literature, instituição de solidariedade do Reino Unido, que se dedica à promoção da literatura.
Em 15 de agosto, a editora Alfaguara tinha confirmado à agência espanhola EFE que o escritor sofria de uma doença pulmonar, da qual se encontrava a recuperar.
Edições do Dia
Boas leituras!