Secções
Entrar

Ela é açoriana e está a ensinar os EUA a fazer pastéis de nata

20 de janeiro de 2017 às 09:53

Maria Lawton está a preparar um programa de televisão de 30 minutos, com 13 episódios, já aprovado pelo canal norte-americano PBS

A luso-americana Maria Lawton é autora de quatro vídeos que estão a passar numa estação local da PBS, o canal público dos EUA, e está a preparar um programa de culinária para o mesmo canal.

Nos vídeos de quatro minutos, que começaram a ser transmitidos no Natal, Lawton ensina a fazer uma salada de atum e grão de bico, pastéis de nata, tarte de leite e chouriço em massa folhada.


Lawton é autora do livroAzorean Cooking: From My Family Table to Yours, um livro de culinária açoriana, escrito em inglês, lançado em 2014, e está a preparar um programa de televisão de 30 minutos, com 13 episódios, que já foi aprovada pela estação de Rhode Island da Public Broadcasting Service (PBS), a WSBE.

A luso-americana já gravou um episódio piloto, em que mostra imagens recolhidas durante uma viagem aos Açores, de onde é originária, e como preparar Bacalhau à Gomes de Sá.

"Eles adoraram", disse a autora sobre os executivos do PBS, garantindo que o canal lhe pediu que gravasse os outros 12 episódios.

O programa procura agora patrocinadores, que devem obedecer a uma série de regras específicas, porque a PBS é o canal público norte-americano.

A série será gravada nos Açores, New Bedford, Fall River e noutras cidades norte-americanas que acolhem grandes populações de emigrantes açorianos.

Quando for para o ar, será o primeiro programa de culinária portuguesa na PBS.

"Nunca pensei que isto pudesse acontecer. As pessoas escrevem-me a dizer: lembro-me da minha mãe fazer isto ou esta era a receita da vovó que eu adorava e nunca aprendi a fazer", disse Lawton à agência Lusa no ano passado.

A luso-americana, que nasceu na ilha de São Miguel e se mudou com os pais para os Estados Unidos com seis anos, começou a cozinhar depois de a mãe morrer, para que o pai continuasse a comer os seus pratos preferidos.

"A minha mãe era uma grande cozinheira e ele sempre adorou a sua comida. Cozinhar foi a maneira que encontrei de tentar compensar a sua ausência. O meu pai ia dizendo que estava tudo muito bom, mas eu sabia que não estava como a comida da minha mãe", lembrou Maria Lawton.

Depois de o pai morrer, Lawton encontrou um caderno da mãe com muitas listas de ingredientes, mas nenhuma receita completa.

"Durante anos, tentei reconstituir as receitas, mas a determinada altura percebi que tinha de fazer mais do que experiências na cozinha", explicou.

Fez, então, uma lista de todos os pratos que queria aprender a cozinhar e embarcou para os Açores, onde a família lhe ensinou todos os segredos da cozinha açoriana.

Enquanto escrevia o livro, que começou por ser apenas uma edição particular para a família, criou uma página no Facebook, "Azorean Green Bean".


Em 2016, Lawton juntou-se a Ângela Simões, líder comunitária e dirigente do Conselho Luso-Americano para Liderança nos Estados Unidos (PALCUS) para lançar "Our portuguese table", um' podcast' para refletir sobre a experiência portuguesa nos Estados Unidos.

A autora prepara um segundo livro, desta vez dedicado às sobremesas do arquipélago.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela